sexta-feira, 10 de junho de 2016

Não é um sonho: esta máquina dobra e passa a roupa para voce



SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA: 

Chama-se FoldiMate Family e é uma máquina que passa e dobra a roupa. Pré-encomendas já para   2017


Uma imagem de um paraíso? Ui, há tantas: ilhas longíquas com água cristalina, um manjar divinal com vista para a montanha, uma praia de gatos, um livro numa esplanada deserta. E, já que estamos numa de sonhar, uma engenhoca que passe e dobre a roupa sem precisar de grande intervenção humana, condenando assim à extinção aquela dolente pilha de roupa que se acumula a um canto durante tantos dias que deixa de estar limpa, é novamente lavada e regressa ao mesmo canto, pacientemente à espera de uma hora vaga, num angustiante círculo vicioso que faz qualquer chefe de família assemelhar-se a um hamster a exercitar-se numa roda. Sem parar.



A FoldiMate Family pode ser a resposta a estas preces. Trata-se de uma máquina que dobra e passa a roupa de uma forma aparentemente fácil. O vídeo de apresentação explica bem o processo (acima). Basta pendurar 15 a 20 peças de roupa na parte da frente da máquina e deixar a magia acontecer. As peças deslizam para o interior do equipamento, onde uns braços robóticos as dobram, passando depois para uma bandeja, onde são vaporizadas com um tratamento (opcional) anti-rugas e perfume, amaciador e desinfectante. Quando termina, o aparelho avisa que a pilha de roupa dobrada está pronta para ser retirada. E é só arrumar.



O processo é rápido: menos de cinco segundos para pendurar uma peça, 20 a 30 para desenrugar e dez para dobrar. A máquina trata de t-shirts, calças, toalhas pequenas e fronhas, mas não itens grandes, como lençóis, ou pequenos, como roupa interior e meias. O equipamento foi desenhado para ser colocado em cima da máquina de lavar, de secar ou numa mesa. Segundo o site, é mais silenciosa que estes equipamentos, emitindo um ruído semelhante ao de uma grande impressora, e há apenas 1% de hipóteses de que danifique a roupa. A empresa norte-americana avisa, porém, que não substitui o ferro de engomar: são apenas eliminadas as rugas que desaparecem com o vapor, o que significa que algumas peças, como camisas, vão continuar a ter de ser passadas para ficarem perfeitas.



Só em 2017 é que vão começar a ser aceites pré-encomendas, mas as reservas, no entanto, já podem ser feitas no site. A equipa, composta por Gal Rozov, Omer Einav, Izak Orbach, Tomer Lark e Rotem Lesher, planeia enviar as primeiras unidades em 2018. O preço é que não é tão risonho: a FoldiMate Family custa entre 700 a 850 dólares (600 a 750 euros). Este valor não inclui o vapor e as cápsulas de perfume, amaciador e desinfecção, elementos que são vendidos em separado.

ORIGEM DO TEXTO JORNAL PUBLICO-PORTUGAL: http://p3.publico.pt/vicios/hightech/20763/nao-e-um-sonho-esta-maquina-dobra-e-passa-roupa-por-ti


Será desta que a ideia vê a luz do dia? É que, como relembra a Gizmag, a FoldiMate, a empresa, foi fundada em Abril de 2010 na Califórnia, lançando, três anos depois, uma campanha no Kickstarter à procura de financiamento para uma versão bem menos refinada desta máquina. "Crowdfunding" que, diga-se, não teve sucesso. A avaliar pelo interesse online, pode ser que seja desta: à altura de publicação deste artigo, 80 mil pessoas já se tinham registado para serem avisadas do arranque das pré-encomendas.