segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O QUE HÁ, ACIMA DO ÓDIO??


Quando um sujeito estupra uma criança, ou quando alguém mata e depois esquarteja o corpo, ou ainda quando um individuo assassina dezenas, quando isso acontece a nossa primeira iniciativa é denominar  esse sujeito de monstro, de psicopata, retardado mental, de louco, ponto, feita essa constatação,  quando existe  claramente essa percepção dos fatos, nós nos darmos por satisfeito, nossa consciência fica tranquila, afinal conseguimos compreender racionalmente o crime, o sujeito era um doente mental.  Mas, e quando, não apenas um único responsável pelo crime, mais dezenas deles, planeja e executa crimes brutais, caso especifico dos atentados em Paris na ultima sexta-feira 13?? e ai, como entender, ou, que tipo de ódio é esse, qual nome daremos a isso, o que há, acima do ódio, desse ódio, como entender que indivíduos matam simplesmente pelo ato de matar, sem nenhum proposito plausível aparente e sobretudo compreensível. Como devemos chamar esse tipo de odio? Como compreender seres que são uma incógnitas, um enigma? A  maldade , a violência, a brutalidade  e a cegueira sempre existiu entre humanos, são bilhões de exemplos no decorrer da historia humana, mas, ao que parece , há algo novo.

O mundo já presenciou as monstruosidade da igreja católica no caso da inquisição, e dos padres pedófilos, tivemos a pouco tempo atras o nazismo, o genocídio na Russia,  na África, na Romênia, tivemos o ápice da maldade humana: as duas bombas atômicas que os EUA tanto se orgulham,  tivemos ditaduras, ou melhor, temos dezenas de ditadura mundo afora , cada uma mais violenta que a outra, entretanto depois de presenciarmos isso tudo, depois de passarmos por todas essas monstruosidade, algo ainda nos assusta, e é bom que seja assim, se se chegarmos ao ponto que esse tipo de coisas incomum não nos diz respeito ,  ai sim, estamos perdidos, quando uma sociedade abdica de sua indignação, podem apostar, essa sociedade não merece sequer compaixão; É isso, sempre ouve algo acima do propagado ódio humano, algo infinitamente acima disso, algo que as vezes não aceitemos que seja fruto da maldade humana, algo que definitivamente, está acima  do próprio conceito de ÓDIO, O que há acima desse ódio??

De algo estou certo, quando já disse aqui no blog, em vários post, a guerra entre nações está em extinção, o que temos é a guerra entre indivíduos, um tipo de guerra , que atinge a  todos, que ninguém está há salvo, um tipo de guerra silenciosa, que não escolhe lugar, nem vitimas, talvez seja essa percepção que tanto nos intimida . Por certo.

Esse é ponto nesse limiar de seculo: Que nome darmos a isso, até onde podemos ir com nossa propagada, e muitas vezes endeusada , cegueira ideológica, nosso fanatismo sem fim, nossa mórbida  hipocrisia diária,  e nossa intolerância pela intolerância, nossa intolerância por coisas comprovadamente banais?

Afinal,  o que há acima do ódio ??  Nunca chegaremos ao extremo desse ódio ?? O que há além desse ódio ?? Não chagamos no limite, depois do nazismo, do comunismo , e das 2 bombas atômicas, e dos padres pedófilos , depois disso tudo ainda há algo vai
A disso tudo????