sexta-feira, 31 de julho de 2015

ODE AOS DESENHOS DE VINCENT VAN GOGH

Não, definitivamente eu não poderia encerrar o mês Sem homenagear meu artista, minha personalidade, minha celebridade favorita, VINCENT VAN GOCH que nos deixou melancolicamente a exatos 125 anos. a seguir uma pequena fração dos desenhos de VINCENT VAN GOCH, desenhos esses que faz desse blog uma especie de galeria do mesmo, são mais de  100 post que tem a gravura, os desenhos de  GoGh como imagem principal. Me lembro bem, era  adolescente, ou seria aborrecente, quando comprei os diários de  Van  Gogh, desde então, não parei de acompanhar sua obra, minha ultima aquisição foi sua biografia um tijolo com mais de 1 000 paginas. Vida longa ao seu legado.



















AS FRASES FAMOSAS DE VAN GOGH 
Foram encontradas nas cartas por ele escritas ao irmão Théo. 
1 - (Julho de 1878 com 25 anos) "Não é de repente, mas somente após muito exercícios, que se adquire o don de dirigir-se ao povo com gravidade e sentimento , e sem violência e afetação, pois as palavras, a dizer, devem ter um significado e uma intenção moral e devem conseguir incitar os ouvintes a se esforçarem para que suas inclinações tomem raízes na verdade.  Em uma palavra é ser um pregador popular para ali ter chances de êxito." 
2 - (Julho de 1880, com 27 anos)  "Há homens que tem uma espécie de couraça, uma armadura de aço de preconceitos e convenções; estes quando estão à testa dos negócios, dispõem dos cargos e, por meios indiretos, buscam manter seus protegidos e excluir os homens  naturais." 
3 - ( Julho de 1880)  "A pátria é tudo o que te envolve, tudo o que te criou e te alimentou, tudo que amaste, esse campo que vês, estas casas, estas árvores, estas jovens que passam por ali rindo, são a pátria. As leis que te protegem, o pão por seu trabalho, as palavras que tu trocas, a alegria e a tristeza provenientes das coisas ou dos homens entre os quais vives, são a pátria. O quartinho onde outrora viste tua mãe, as lembranças que ela te deixou, a terra em que ela repousa são a pátria. Tu vês, tu a respiras em todos os lugares. Imagines os direitos e os devers, as afeições e as necessidades, as lembranças e o reconhecimento, reune tudo isso numa palavra e esta palavra será pátria." 
4 - (Setembro de 1881 - com 28 anos) "Uma vez que o primeiro carneiro passar pela ponte, o resto da tropa o seguirá. Fazer passar este primeiro carneiro pela ponte, aí está a dificuldade."
5 - (Setembro de 1881) "Acredito que se pense muito mais corretamente quando as ideias surgem do contato direto com as coisas e pessoas, do que quando se olham as coisas e pessoas com o objetivo de encontrar esta ou aquela ideia sua." 
6 - (Abril de 1882 - com 29 anos)  "O resultado do que se quer fazer deve ser um ato, não uma ideia abstrata. Só aprovo princípios e os julgo dignos quando eles se traduzem em atos. Determinar se os atos de um homem devem conduzí-lo aos princípios ou os princípios aos atos, esta é uma coisa que me parece tão difícil de saber, e que vale tanto à penas quanto saber quem nasceu primeiro, e a galinha ou o ovo."
7 - (abril de 1882)  "Quase todos os que procuram seu próprio caminho tem atrás de si, ou ao seu lado, alguém que permanentemente desestimula. Pode ocorrer que isto atormente e perturbe e que terminem aturdidos, por assim dizer." 
.
Pesquisa e postagem:  Nicéas Romeo Zanchett 
TODOS OS DESENHOS DE VAN GOGH: http://www.vggallery.com/drawings/main_az.htm