domingo, 31 de maio de 2015

VAN GOGH EM 3D




"Vincent van Gogh pintou O Café à Noite em 1888. Mais de 120 anos depois, a pintura daquilo que se pensa ser o Café de l'Alcazar em Arles, França, onde o pintor holandês viveu cerca de um ano, deixou de ser uma imagem em 2D para se tornar uma experiência em 3D. Através de um trabalho desenvolvido pelo designer de jogos nova-iorquino Mac Cauley é possível entrar no quadro de Van Gogh, percorrer cada canto e encontrar pelo caminho outros objetos que destacou nas suas obras, como os seus famosos girassóis.
De uma forma resumida, Cauley transformou O Café à Noite numa experiência imersiva de realidade virtual, depois de ter estado vários meses a criar um ambiente em 3D da obra, que agora se pode percorrer em 360 graus. “Pare um momento para desfrutar dos seus icónicos girassóis em 3D ou andar junto à cadeira que pintou no seu quarto para vê-la de outro ângulo. Entre diretamente nas cores vivas da sua paleta”, convida Cauley, na página de apresentação do projeto que concorre ao Oculus Mobile VR Jam 2015.
“Sempre me senti atraído pelas pinturas de Van Gogh e imaginei que seria incrível estar dentro de um desses mundos coloridos”, conta o norte-americano, antes de explica que enquanto criava os vários ambientes que compõe o quadro teve de criar zonas que não existem na pintura original. “Tem sido um processo interessante usar material de referência de Van Gogh e outros pintores, mas também imaginando o que poderia ter lá estado, fora dos limites da tela”, acrescenta.
No vídeo que mostra uma visita ao quadro, isso é notório. Cauley isola elementos, como peças de mobília, permitindo ver por trás dos objectos, tal como Van Gogh terá visto quando pintava a sua obra. Nas imagens, o visitante depara-se com o próprio pintor, que surge sentado com o seu cachimbo, numa imagem recriada com base num auto-retrato feito pelo holandês.
Para experienciar esta homenagem a Van Gogh são necessários óculos de realidade virtual. Para quem não tem o equipamento é possível ver uma espécie de visita guiada feita por Mac Cauley num vídeo publicado no YouTube."

ORIGEM DO TEXTO: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/designer-de-jogos-cria-visita-virtual-a-quadro-de-van-gogh-1697205

---------------------