segunda-feira, 6 de abril de 2015

EU POSSO ADORAR A ARTE RELIGIOSA SEM ACREDITAR EM DEUS


 Francisco de Zurbarán
POR Jonathan Jones


Durante séculos, os artistas religiosos como Zurbarán e Caravaggio criaram em êxtase, o trabalho alucinante que pode mover-se até mesmo um ateu convicto como eu

Ateísmo nunca chegar a qualquer coisa como a arte do pintor do século 17 Francisco de Zurbarán, que criou uma linguagem visual religiosa pura e intensa.

  Acho suas imagens excepcionalmente atraente na Páscoa - embora eu não acredito na sua, ou qualquer outro, deus. Zurbarán trabalhou em Sevilha nos dias em que esta cidade Andalucían criado seus renomados rituais da Semana Santa. Em sua pintura Agnus Dei , um cordeiro amarrado, com destino a morte, simboliza Cristo. Em O Apóstolo São Pedro Aparecendo a São Pedro Nolasco , o suposto fundador da igreja católica, parece um visionário Christian. São Francisco em Meditação (1635-1639), por Francisco de Zurbarán.

  Peter se diz ter sido crucificado de cabeça para baixo - Caravaggio pintou também o seu martírio com poder alucinatório. Mas onde Caravaggio faz a crucificação de cabeça para baixo acontecer diante de seus olhos , Zurbarán mostra ele em um remove: como uma visão, uma revelação.

  Isso é típico de um artista que expressa, com perfeição poética, o renascimento espiritual católica da época da Contra-Reforma. Em 16th- e do século 17 Espanha, santos místicos mostrou novas maneiras de se relacionar com Deus. Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz criou um pessoal, em êxtase e do cristianismo procura da alma.

  Mais do que qualquer outro artista, Zurbarán transmite o poder do misticismo católico. Sua pintura de São Francisco de Assis meditando , na Galeria Nacional, é uma visão estranha do auto obliterado pela oração. Como ele contempla a Deus, é como se o capuz Francis tem literalmente desapareceu em um abismo escuro. Seu rosto mal pode ser visto. Ele gradualmente se torna visível como uma sombra, uma imagem. Ele está perdido no divino.

Tornei-me um ateu quando eu tinha 15 anos, depois de uma infância na igreja no País de Gales. Para mim, Darwin matou Deus. Mas eu não vejo por que minhas crenças deve parar de me admirar a arte religiosa, ou respeitando as experiências que lhe dão forma. Recentemente, emocionado com a arte islâmica em Marrocos e na arte católica na Espanha. Os ateus não criou nada comparável - não há Zurbaráns racionalistas. O problema com o ateísmo agressivo Dawkins de estilo é que ele rejeita enormes faixas de história e cultura.

  Então por que é um problema de dizer que a religião tenha adicionado experiência para o mundo, mas não é verdade? Misticismo é nobre; assim é a arte religiosa. Eu não quero negar o valor das grandes realizações culturais feitas em nome da religião. - Ou a dimensão moral da fé religiosa é uma conquista humana maravilhosa. Ela só acontece para descansar em contas fictícias implausíveis do universo. É uma bela história, e criou arte encantadora. Vergonha é tudo inventado.

ORIGEM DO TEXTO: http://www.theguardian.com/artanddesign/jonathanjonesblog/2015/apr/06/religious-art-easter-atheism-god