segunda-feira, 15 de setembro de 2014

XAMBIOÁ RESGATANDO SUA HISTORIA NA GUERRILHA DO ARAGUAIA



A verdade é essa sobre a Comissão Nacional da verdade , no quesito GUERRILHA DO ARAGUAIA: Estavam todos preparando seus relatórios finais, quando alguém lá do fundo gritou:  - será que não estamos esquecendo nada?? Resumo, depois de meses e meses de depoimentos, de pesquisas, de viagem, somente no final é que eles foram lembrar que não tinham nada sobre a Guerrilha do Araguaia, isso mesmo, não havia um único capitulo sequer lembrando sobre a Guerrilha, não é  piada, essa é a verdade, com isso mandaram uma turma as pressas, para a região, estão passando essa semana em Marabá e por ultimo em Xambioá, agora a pouco recebi essa publicação de algo que está acontecendo em Xambioá por esses dias:



'GUERRILHA DO ARAGUAIA
EXPEDIÇÃO GTA
Ações de memória e verdade

Cronograma
15/09/2014 (SEGUNDA)...
19:00 Roda de conversa inter-geracional e Exibição do documentário "Araguaia: Campo Sagrado"
Local: ALAMEDA THIAGO DIAS

OBS: As RODAS DE CONVERSAS serão constituída por moradores de Xambioá de diversas idades, com o objetivo de compartilhar historias e experiências relacionadas à Guerrilha. As falas serão gravadas para que, posteriormente, seja organizado um livro. Este livro será lançado, em uma segunda etapa, para os moradores da região e será disponibilizado como material didático para as escolas.

20/09/2014 (SÁBADO)
19:00 Exibição do documentário "Verdade 12.528", seguida de debate com os realizadores em Xambioá.
Local: ALAMEDA THIAGO DIAS

24/10/2014
Relatório de expedição

25/10/2014
Retorno das Equipes.

Projeto realizado pelo CENTRO DOS DIREITOS HUMANOS DE PETRÓPOLIS - CDDH
Juntamente com a COMISSÃO ESPECIAL SOBRE MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS e a SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA.
Inf: Catarina Pedroso (11) 9 8111-4483
Prefeitura Municipal de Xambioá (63) 3473-1602"
 
No dia 22 de setembro de 2008, escrevi um post exatamente nesse sentindo, e ao mesmo tempo cobrando coerência do então prefeito que na época era o Richard, no sentido que ao invés de derrubar um monumento lembrando algo sobre a Guerrilha ele deveria era investir nisso, afinal  a GUERRILHA DO ARAGUAIA é  a história de XAMBIOA, e é uma vergonha que os jovens estudantes do município fiquem totalmente alheio sobre isso, sobre o que de fato  aconteceu em seu município, uma historia por sinal  valorizada por todos aqui na Região Sudeste, espero que essa iniciativa não seja apenas, mais  um produto  demagógico dessa tal 'Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos',  que seja algo que a própria Prefeitura vá em frente , invista em documentários, em livros, em palestras, em seminários, em museus, porque essa é a historia do município, não é mais possível que os próprios habitantes de Xambioá não tenham a real percepção disso. Esse é o momento de Xambioá ir além do propagado que é uma cidade de praias e de carnaval, Xambioá  é infinitamente maior que isso. Se a prefeitura for em frente com esse projeto, não tenham duvidas,  merece o engajamentos de todos.  - http://xambioa.blogspot.com.br/2008/09/guerrilha-do-araguaia-parte-iii.html
 
 
Detalhe, não esperem nada de edificante , produtivo ou mesmo efetivo dessa Comissão, isso é perda de tempo, o principal que seria a revogação da Lei da Anistia está cada vez mais complexo, nenhum dos candidatos se pronunciaram nesse sentido, ou seja , fora o Chile que deu um exemplo na semana passada, não esperem nada desse, ou do próximo governo brasileiro, e sem esse detalhe, comissão nenhuma vai apurar a Verdades dos Fatos . isso sim é um FATO.