terça-feira, 23 de setembro de 2014

SENHORAS E SENHORES: O 'PINK FLOYD' VOLTOU!

Capa do novo disco : The Endless River


"Depois de meses de rumores, eis que se dissipam as dúvidas. A 10 de Novembro os Pink Floyd vão editar um novo disco, intitulado The Endless River. Esta é assim a primeira vez que a banda edita um novo trabalho desde The Division Bell, em 1994. Quase todo instrumental, The Endless River já está disponível em pré-venda. Mais uma vez, Roger Waters está fora.

 Duas décadas depois, eis o novo trabalho dos Pink Floyd, que surgiu exatamente há 20 anos, nas sessões de The Division Bell, “quando David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason tocaram livremente nos estúdios Britannia Row e Astoria”, em Londres, explica a banda no seu site. Era a primeira vez que o faziam desde as sessões de Wish You Were Here, na década de 1970, que resultaram então no último disco The Division Bell.

 O anúncio já tinha sido feito em Julho por Polly Samson, mulher de David Gilmour, que recorreu ao Twitter para dar a boa nova mas a informação não tinha sido até hoje oficialmente confirmada.

 Eis então que tudo volta a acontecer. Ou seja, uma sessão de há muito tempo dá origem a um disco. Acontece agora, aconteceu há 20 anos. Não é por isso também de estranhar que The Endless River seja maioritariamente instrumental. David Gilmour e Nick Mason – Rick Wright morreu em 2008 – voltaram no ano passado a essas gravações, mais de 20 horas de música tocadas pelos três membros, e daí escolheram o material sobre o qual trabalhariam.

 “A banda passou o último ano a gravar e a melhorar a música, aproveitando as vantagens da tecnologia de um estúdio moderno para criar The Endless River”, lê-se ainda no site, que lembra que estas sessões gravadas entre 1993 e 1994 foram as últimas em que Gilmour, Mason e Wright tocaram juntos.

 O álbum, que será editado em quatro formatos (versão normal em CD, versão de luxe CD e DVD, versão deluxe CD e Blu-Ray e edição em vinil), é então dedicado ao teclista que morreu em 2008 de cancro, tinha 65 anos. “Acho que este disco é uma boa forma de reconhecer muito do que ele fez e de como a forma como ele tocava estava no coração do som dos Pink Floyd”, diz Manson, citado pela Pitchfork.

 The Endless River, produzido por Gilmour, Phil Manzanera, Martin "Youth" Glover e Andy Jackson, está dividido em quatro partes e terá uma única canção com letra, escrita por Polly Samson, intitulada Louder Than Words. No site da banda, é possível ouvir um excerto de alguns segundos do álbum.

 A capa do disco, essa, ficou a cargo do artista digital egípcio Ahmed Emad Eldin, de 18 anos, que se inspirou no trabalho de Storm Thorgerson, o criador das capas de Dark Side of the Moon e Wish You Were Here e que morreu em 2013. A sua imagem foi depois recriada pela premiada agência de design Stylorouge. Aubrey ‘Po’ Powell, parceiro de Thorgerson em tantas capas icónicas da banda, foi também chamado a intervir e concluiu o trabalho.

 “Quando vimos a imagem de Ahmed sentimos uma ressonância Floydiana instantânea”, diz o artista à BBC. “É enigmática e aberta à interpretação”, continua, considerando que esta é a capa que melhor funciona em The Endless River."

origem do texto: http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/pink-floyd-anunciam-novo-disco-20-anos-depois-e-dao-a-conhecer-a-sua-capa-1670584