sábado, 20 de setembro de 2014

POR QUE AMAMOS PAULO COELHO?


Obvio, se você cresceu lendo William Shakespeare, Fiodor Dostoievski, Tolstoi,  Balzac, José Saramago e Machado de Assis você pode muito bem, é até compreensível,  solicitar que seja retirado imediatamente o  "amamos"  do título, afinal ler uma obra desses  mestres e ler algo do gênio do século XXI Paulo Coelho me parece  inverossímil , um fato incontestável, sacramentado e definitivo. Entretanto no mês passado a jornalista Ellen Gamerman  do "The Wall Street Journal"(http://online.wsj.com/articles/paulo-coelho-digital-juggernaut-1408055080) escreveu um simpático texto sobre o escritor bilionário Paulo Coelho, segundo Gamerman o escritor "tem mais de 9 milhões de seguidores no Twitter e mais de 25,6 milhões de fãs nas paginas do Facebook em três idiomas. Ele tem mais seguidores nessas plataformas que Stephen King, J. K. Rolling, James Petterson, Hohn Green, Dan Brown, Danielle Steel e John Grisham - juntos....Para alguns fãs, um 'retuite' de seu escritor favorito é uma emoção maior que um livro autografado" Com isso sou obrigado a acreditar que o mundo nesse limiar de século ama o escritor, se o que ele escreve é uma obra de Gênio, no fundo não importa para essas pessoas, sendo que  o termo gênio está sepultado, ninguém pode ser considerado um gênio em especial, isso se deve ao  fato que todos os seres do planeta se auto proclamam um gênio, o que eu quero dizer é o seguinte , o mundo ama, acompanha e idolatra o escritor, não que ele seja um gênio da literatura mundial e sim porque ele é um gênio TIPICO  do século XX e pelo andar da carruagem do XXI também, o século mais medíocre de todos,  em termos de literatura.

Paulo Coelho  vem  conseguindo, ao longos dos anos muitas menções honrosas de 'intelectuais jornalistas' mundo afora, isso não significa que os leitores dos escritores que lembrei no inicio não seja fãs de Paulo Coelho, significa apenas que não existem.

No meu blog na versão em inglês  escrevi algo sobre o escritor há anos, nem lembro mais o que foi, mais é de longe o post mais acessado , e tá lá, todos entram no link quando escrevem PAULO COELHO NOBEL no google, resumo da opera, o NOBEL DE LITERATURA para PAULO COELHO é o que todos esperam, impossível??? nem tanto, depois que o Assassino e covarde Barack Obama ganhou o da 'PAZ' tudo é possível, até mesmo o nosso querido e universal escritor PAULO COELHO SER AGRACIADO  COM O PREMIO NOBEL DE LITERATURA.

No fim é isso,  o mundo ama PAULO COELHO, porque  é o produto final de tudo que é produzido, idolatrado e compulsivamente compartilhado nesse século. Se a apple tivesse escolhido o nobre PAULO COELHO no lugar da banda U2, também teriam acertado, o resultado SERIA o mesmo.  No final tudo é lixo, SINONIMO DE lixo, LITERAMENTE LIXO, FUTURAMENTE LIXO, fato.