sábado, 23 de novembro de 2013

"...COMO ALGUEM PODE TORNAR-SE UM SANTO" - ALBERT CAMUS 'A PESTE' -PARTE IV



Camus escreve " - Em resumo - disse Tarrou com simplicidade -, o que me interessa é saber como alguém pode tornar-se um santo.

- Mas você não acredita em Deus...

- Justamente. Poder ser um santo sem Deus é o único problema que tenho hoje."

O maior sonho do homem é esse, tornar-se um santo, viver no paraíso, numa felicidade eterna, como um ser magnificamente imortal, perfeito e coisa e tal, e ironicamente esse também é sua maior desgraça, nós não conseguimos nos transformar em santo, então sofremos, passamos uma vida inteira fingindo algo que não somos e nunca seremos, vivemos muitas vezes angustiado com essa impossibilidade concreta, em busca de algo inatingível, de algo que na maioria das vezes faz com que nos decepcionamos com o mundo, com as pessoas, como se tudo fosse feito propositadamente para se tornar, mais cedo ou mais tarde num paraíso eterno.

Que o termo  'santo'  foi criado pelo catolicismo como uma forma de prender o homem, isso não é novidade, é apenas mais uma das maravilhas hipocrisia criada pela Igreja Católica, a questão aqui é, como se tornar um SANTO em um mundo sem Deus?

Em mundo comprovadamente sem Deus, digo, num mundo comprovadamente onde as pessoas não tivessem obrigatoriamente a obrigação de  ter ou acreditar num Deus, SANTO SERIA TODO AQUELE QUE TIVESSE UM 'MINIMO' DE 'SIMPATIA' para com 'o outro'. SIMPLES.