domingo, 13 de outubro de 2013

QUAL O 'BRASIL' DA ESCRITORA ANA MARIA MACHADO?



Semana passada na abertura da Feira de FRANKFURT a presidente da ABL Ana Maria Machado falou a seguinte lorota, que logico, a imprensa nacional adorou:

"Os estereótipos que se colam aos olhares lançados sobre nós se voltam muito mais para a cultura daquilo que é imediatamente apreensível pelos sentidos - o corpo. Mas um corpo em que o cérebro costuma ser esquecido, como se não tivéssemos espirito, na celebração da dança,  da musica, do futebol, da capoeira e outros esportes, da sensualidade, das peles bronzeadas que se exibem nas praias, do carnaval, dos sabores da caipirinha. Somos mais do que isso".

"Somos mais do que isso", como assim senhora escritora, somos exatamente o que, como? afinal em qual pais você mora?? Se for no Brasil desconfiou que esse é um típico discurso de brasileiro-intelectual quando se aventura a falar algo lá fora, de uma beleza, de uma sutileza, de uma integridade que sinceramente a HIPOCRISIA e a desfaçatez chega a ser intrínseco de tão real.

O Brasil real, é esse mesmo, do endeusamento do corpo, do sexo invisível nas endeusada novelas, do futebol,  aqui é impossível ver uma mesa com quatro pessoas conversando sobre literatura,  aqui tudo tem algo de sensual, de sexo, de pornográfico no ar, seja na musica do novo fenômeno nacional- Anitta, seja no futebol, na politica, no papo serio, tudo cheira a sexo, aqui não há educação no sentido estrito do termo, aqui nunca li algo realmente notável da imprensa sobre a real situação do ensino público brasileiro, quando aparece algo é sobre as escolas particulares, como se a maioria frequentasse essas instituições. Aqui se perde tempo, muito tempo se discutido e enaltecendo coisa banais e ridículas, como Copa do Mundo, Estádios, Olimpíadas, etc. Agora a pouco por exemplo passando por 2 policiais um disse que: "Esses professores estão querendo demais, 14 mil  reais de salários", resumo um pais que acha pouco um professores  ganhar 14 mil  reais por mês, não pode ser serio. Aqui até para frequentar uma biblioteca é preciso uma dose de heroísmo, meses atrás uma funcionaria de uma biblioteca em Copacabana me impediu de levar uma revistinha em quadrinha para minha filha sobre o argumento que eu , antes precisava levar um comprovante de residência, pois precisava renovar a carteirinha. DETALHE: A mais de 10 ANOS TENHO A CARTEIRA DA BIBLIOTECA, a mais de 10 anos frequento essa mesma biblioteca, ou seja a burocracia, a carência de percepção, a ausência do que seja Educação é algo tão remoto, que me revolta ter que ler uma imbecil falar algo , como se o Brasil tivesses algo a mais para mostrar para o mundo a não ser isso mesmo, isso que todos sabem a nosso respeito, que somos sim o BRASIL DO FUTEBOL, DA MULHER PELADA, DO  SEXO EM HORÁRIO NOBRE, DA Corrupção E DA ALIENAÇÃO, qualquer outra falácia além disso é, provavelmente de outro pais, não do BRASIL.

Temos que enaltecer, de falar o que somos. Uma dose de autocritica e humildade não faz mal algum.

O Brasil é um pais tão atrasado no fator literatura e educação, que aqui para se criticar isso tudo, é preciso escrever com  um beletrismo digno dos membros do STF ou da própria ABL, caso contrario ninguém leva a serio, sobre o argumento que a pessoa antes tem que aprender escrever, para depois  poder criticar, existe algo mais alienado do tipo? Ainda tem cretino que sente falta do espaço 'comentários' no blog, para que ??

Qual o BRASIL DA ESCRITORA ANA MARIA MACHADO?

origem da foto:http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/2013/01/21/os-fatos-da-semana-entre-21-e-25-janeiro-de-2013.htm#fotoNav=69