domingo, 27 de outubro de 2013

ESCRAVOS DA INTERNET, UNEM-SE!

Texto publicado originalmente na edição do New York Times   do dia 27 de outubro de 2013:   Tim Kreider é o autor "Nós não aprendemos nada", uma coletânea de ensaios e desenhos animados. http://www.nytimes.com/2013/10/27/opinion/sunday/slaves-of-the-internet-unite.html?hp
 




"Escravos da Internet, unem-se! Não muito tempo atrás, recebi, em uma única semana, três (3) convites para escrever uma peça original para publicação ou dar um discurso preparado em troca de nenhum dinheiro ($ 0,00). Tal como acontece com percevejos, não é qualquer uma instância desse pedido, mas o seu número e implacabilidade que os tornam tão cansativo. Ele também faz compor uma resposta cortês um exercício heróico na contenção.

  Pessoas que consideram uma violação bizarro de conduta que esperar alguém para dar-lhes um corte de cabelo ou uma lata de refrigerante, sem nenhum custo irá pedir-lhe, com o rosto sério e uma clara consciência, se você não estaria disposto a escrever um ensaio ou desenhar uma ilustração para eles por nada. Eles costumam começar por dizer-lhe o quanto eles admiram o seu trabalho, embora não seja suficiente, evidentemente, para pagar um centavo por isso. "Infelizmente não temos o orçamento para oferecer uma compensação aos nossos colaboradores ..." é como a linha pertinente geralmente começa. Mas, assim como, muitas vezes, eles simplesmente omitir qualquer menção de pagamento.

  A figura familiar em um de 20 anos é o dono do clube ou promotor do evento que explica a sua banda que não irá lhe pagar em dinheiro, o homem, porque você está sendo pago na moeda muito mais valioso da exposição. Esta mesma figura reaparece ao longo dos anos, como o diabo, em diferentes formas - com o cabelo mais curto, melhor terno - como o editor de um site ou revista, descartando a questão do pagamento como um trocadilho irrelevante e impressionando em cima de você quantos hits eles recebem por dia, quantos olhos, o grande exposição que vai oferecer. "Artista morre de exposição", diz a piada triste.

  Para ser justo, a maioria das pessoas que me pedem para escrever as coisas de graça, com a exceção de Arianna Huffington, não é o homem, eles são editores de revistas que lutam ou sites, ou administradores de escolas que são, provavelmente, me dizendo a verdade sobre seus orçamentos. A economia ainda é em grande parte em ruínas, graças às pessoas que "impulsionam a economia", fazendo coisas imaginárias em Wall Street, e simplesmente não há muito dinheiro deixou de sobra para as pessoas que fazem as coisas mais reais.

  Isto é em parte um efeito colateral da nossa economia da informação, em que "pagar por coisas" é uma pitoresca, desacreditado costume antigo do século 20, como chamar as pessoas depois de ter relações sexuais com eles. A primeira vez que ouvi a palavra "conteúdo" usado em seu contexto atual, percebi que todos os meus amigos artistas e eu - Doravante, os "provedores de conteúdo" - eram essencialmente extinta. Esta cunhagem de desprezo é baseada na suposição de que ele é o sistema de entrega que importa, relegando o que costumava ser chamado de "arte" - escrita, música, cinema, fotografia, ilustração - para o estado de enchimento, coisas para ficar entre os banners.

  Assim como a bomba atômica era a arma que era para tornar a guerra obsoleto, a Internet parece façanha final do capitalismo de gênio auto-destrutivo, uma máquina do Juízo Final econômico tornando-o impossível para alguém que nunca fazer um lucro fora de qualquer coisa de novo. É especialmente desesperada para aqueles cujo trabalho é facilmente digitalizados e acessados ​​gratuitamente. Eu agora contribuir para algumas das mais prestigiadas publicações on-line em todo o mundo de língua Inglês, para o qual eu sou pago o mesmo montante que, se pelo menos, eu era pago por minha alternativa semanal local quando vendi o meu primeiro pedaço de escrita para imprimir em 1989. Mais recentemente, tive a redação equivalente a um único hit - infinitamente ligado, encaminhado e anunciado. Um amigo meu brincou, melancolicamente, "Se você tivesse um centavo para cada vez que alguém postou que ..." Calculando a soma teórica dessas moedas, ele não parece tão engraçado.

  Eu tenho tentado entender a mentalidade que leva as pessoas que não gostaria de pedir um estranho para dar-lhes um chaveiro ou um Twizzler me pedir para escrever-lhes mais que mil palavras para nada. Eu tenho que admitir que minha imaginação empática é me deixar aqui. Acho que as pessoas que não são artistas supor que sendo um deve ser divertido, pois, afinal de contas, nós escolhemos fazê-lo, apesar do fato de que ninguém nos paga. Eles imaginam que deve ser lisonjeado por ter alguém nos pedir para fazer a nossa pequena coisa que já fazemos.

Eu admito que a escrita batidas enfardamento de feno ou indo de porta em porta para ganhar a vida, mas ainda assim é trabalho surpreendentemente desagradável. Passei 20 anos e escreveu milhares de páginas a aprender o ofício trivial de colocar frases juntos. Meus pais explodiu dezenas de milhares de dólares em 1980, taxa de matrícula em uma instituição de prestígio para me treinar para este trabalho. Eles também colocar a minha irmã o pneumologista através da escola médica, e, tanto quanto eu sei que ninguém nunca pede a ela para realizar uma lobectomia rápida - não precisa ser nada extravagante, talvez apenas em seu tempo livre, o que ela pode fazer seria ótimo - porque ele vai ajudar a obter o seu nome lá fora.

Talvez eles estão pedindo na colaboração, o espírito DIY que supostamente caracteriza a comunidade artística. Eu li "The Gift", de Lewis Hyde e participou de uma economia da dádiva por 20 anos, trocando zines e minicomics com amigos e colegas, contribuindo para pequenas revistas literárias, fazendo ilustrações para bandas e eventos e causas, postando uma década de desenhos animados e ensaios no meu site gratuitamente. Não sendo pago por coisas em seus 20 anos é tristemente esperado, mesmo tipo de legal, não sendo pago em seus 40 anos, quando a sua volta está começando a doer e você ainda está dormindo em um futon, consideravelmente menos. Vamos chamar os primeiros 20 anos da minha carreira um presente. Agora eu sou 46, e gostaria de uma cama.

Aspectos práticos de lado, o dinheiro também é como nossa cultura define o valor, e sendo informado de que o que você faz é de nenhum valor (US $ 0,00) para a sociedade em que vive é, francamente, desmoralizante. Mesmo tipo de insulto. E, claro, quando você vive em uma cultura que considera o seu trabalho como frívola que você não pode deixar de internalizar alguns dos que a desvalorização e pensar em si mesmo como algo menos do que um bona fide adulto

Eu sei que soa como alguns rabugento de meia-idade que está esquecido por que ele sempre quis fazer isso em primeiro lugar. Mas eu não sou secretamente como mercenário, como eu estou tentando fingir. Uma das três pessoas que me pediram para fazer algo por nada que dispiriting semana era um estudante de pós-graduação em um programa de trabalho social me perguntando se eu falar com sua turma. A primeira vez que mandei meu clichê demurral, mas logo encontrei-me remoendo o assunto que ela sugeriu, sem querer pensar em coisas para dizer. Eu tinha ficado interessado. Oh, caramba, pensei. Eu sabia que eu ia fazer a conversa. E depois de tudo, eles eram estudantes assistentes sociais, que nunca iam ganhar muito dinheiro ou porque tinha escolhido para entrar no negócio, o que a nossa sociedade também julga inútil, de tentar ajudar as pessoas. Além disso, ela era muito bonita.

"Não vamos nos enganar," Professor Vladimir Nabokov lembra. "Lembremo-nos de que a literatura não tem valor prático algum. ... "Mas o valor prático não é o único tipo de valor. A nossa é uma economia mista, com a economia dom das artes existentes (se não exatamente florescente) dentro das condições inóspitas de uma economia de mercado, como o mercado negro frágil na decência humana que mantém a civilização vai, apesar dos ditames implacáveis ​​de auto-interesse.

Minha área de especialização está reclamando, não respostas. Eu sei que não há nenhum ponto em exigir que os artistas de pagamento empresários para o seu trabalho, mais do que há em educadamente pedindo percevejos ou rinovírus para sair já. É o seu trabalho para ser voraz e sem vergonha. Mas eles podem fugir com o pagamento de nada, só pela mesma razão tantos caras vulgares continuar tentando pegar mulheres por insultá-los: porque ele continua trabalhando em alguém. Há uma fonte inesgotável de ambiciosos jovens artistas em todos os meios que acreditam que a linha sobre a exposição, ou que estão simplesmente tão emocionado com a perspectiva de publicação que eles estão felizes em fazê-lo gratuitamente.

 Eu ainda me lembro como me senti esta: a primeira peça que eu já fui publicada nacionalmente estava em uma revista acadêmica que foi pago cópias dos contribuintes, mas eu nunca tive um momento feliz na minha carreira. E não é rigorosamente verdade que você nunca beneficiar da exposição - a ser publicado no The New York Times me ajudou um agente, que me deu um negócio do livro, o que me tem algumas datas. Mas note-se que os tempos também paga na forma de dinheiro, ainda que em quantidades muito modestas.

  Então, eu estou escrevendo isso não só na esperança de que todos vão cruzar-me fora da lista de escritores para bater para conteúdo gratuito, mas, mais importante, para fazer um apelo aos meus colegas mais jovens. Como mais velho, mais talentoso, o artista igualmente sem sucesso, peço-vos, não dá-lo afastado. Por uma questão de princípio. Fazê-lo para seus colegas, seus colegas artistas, porque se todos nós sempre dizer que não possam, eventualmente, ter a dica. Não deve ser profissionalmente ou socialmente aceitável - não é certo - para que as pessoas nos dizem, mais e mais, que a nossa vocação é inútil.

  Aqui, para uso público, é o meu próprio template para uma resposta para as pessoas que se oferecem para deixar-me escrever algo para eles por nada:

Muito obrigado por seus elogios sobre minha [escrita / ilustração / qualquer coisa que você faz]. Estou lisonjeado com o convite para [fazer tudo o que eles querem que você faça para nada]. Mas [coisa que você faz] é um trabalho, é preciso tempo, é como eu faço a minha vida, e nesta economia Eu não posso dar ao luxo de fazê-lo gratuitamente. Lamento declínio, mas obrigado novamente, sinceramente, pelas suas amáveis ​​palavras sobre meu trabalho.

Sinta-se livre para alterar, se necessário. Isso eu estou disposto a dar. "