sexta-feira, 5 de abril de 2013

2 ANOS DO MASSACRE DE REALENGO: NADA MUDOU



No próximo domingo (7), a tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, completa dois anos. Na ocasião, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, se passou por um palestrante e matou a tiros 12 estudantes. A primeira percepção sobre estes 2 anos, é que nada mudou, como sempre alias, esta tragedia não serviu para nada, não serviu de alerta, não serviu de exemplo , não serviu sequer para apaziguar o coração daqueles que até hoje sente falta de suas crianças. O Brasil é um pais tão desgraçado que isto era para ser , como se diz um 'divisor de aguas', ou se não pela segurança com relação aos nossos jovens, professores e etc, pelo menos em relação a própria educação publica, a própria educação como um todos, mais nada, nada mudou, exemplos?: a psicopata da Secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro continua a mesma, o prefeito inclusive foi reeleito com maioria esmagadora de votos, a escola em questão continua a mesma, 2 anos se passaram da segunda maior tragedia na educação do pais, sim porque a primeira grande tragedia é a própria educação, a qualidade como um todo. Nada mudou, nossos alunos continuam indo para as escolas como uma obrigação militar, não há incentivos, não a modernização, não há projetos, o que há é o exemplo máximo da Tasso da Silveira , ou seja a VIOLÊNCIA em seu estado mais bruto e nojento, é alunos xingando, agredindo outros alunos, é alunos atacando literalmente professores, é professores(como provei aqui em relação aos monstros da Escola Dr Cocio Barcellos, Edna Poncioni Ferreira e Escola Penedo, todas aqui em Copacabana) maltratando alunos, é professores tratando alunos na base da ameaça, de xingamentos e da agressão física e psicológica, ou seja, 2 anos se passaram e nada mudou. Muito pelo contrario, de acordos com os últimos números sobre a qualidade e a violência, ambos pioraram. O que precisa acontecer mais, para, o governo, para a sociedade, para nós mesmos perceber o buraco educacional em que estamos inseridos?????????????????????????????????????????????????????

Alias, para dizer que nada mudou, a fachada da escola, numa digna piada fúnebre, patrocinada pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, E PELO NOBRE E AMADO PREFEITINHO EDUARDO PAES.

O que eu definitivamente não entendo, é: qual  a logica de se matricular seu filho numa escola tão maldita, qual a logica de se sentir orgulho de uma escola de um passado tão monstruoso, qual a logica de achar que essa escola é maravilhosa, que seus professores são maravilhosos, que seu ensino é magnifico, definitivamente há algo de errado no dito bom senso desses alunos, de seus pais, do Brasil. Ainda que essa fosse a única escola da cidade, ainda assim não teria coragem de matricular minha filha lá, há de se ter limites para a nossa maldita hipocrisia moralista, em achar que as coisas vão indo as mil maravilhas, enquanto pensarmos assim, nossa percepção sobre o buraco educacional que estamos inserido, será sempre nulo, e consequentemente  o ensino  permanecera literalmente e eternamente uma vergonha.