sábado, 21 de julho de 2012

TODA CERTEZA ESTÁ NOS SONHOS



Todos tem certeza de algo, todos tem absoluta certeza do que acabou de falar, de viver, até mesmo do que não vê, a certeza é a VERDADE com o nosso aval. Ironicamente, ou pateticamente, a certeza é uma afirmação que já nasce com o véu da desconfiança, quem nunca ouviu a celebre:"- você tem certeza disso?", nesse caso a certeza não chega a ser algo que de fato ocorreu, aconteceu, presume apenas que a verdade para ser um fato, tem-se que primeira ser provada, entenderam? nem eu. No fim das contas, é aquilo de sempre, não existe certeza absoluta em nada, até mesmo o que acabamos de pronunciar, de escrever, de presenciar,nada  pode ser considerado uma certeza, muito menos um fato ou mesmo uma verdade absoluta.

Ninguém tem certeza de nada, ninguém pode, nem mesmo dizer que tem certeza que de fato é um ser VIVO, muito menos que nasceu em tal dia, em tal lugar e em tal hora. A certeza assim como a VERDADE só tem uma única serventia: realçar, abonar, ressaltar nosso próprio ponto de vista, opinião, nada mais além disso.

Provavelmente a única CERTEZA que o homem pode alcançar, pode ter, é: ele é um NADA, veio do NADA, e seu fim, seu futuro, é o NADA, fora isso: "toda certeza está nos sonhos", frase do ilustre EDGAR ALLAN POE.