sexta-feira, 20 de julho de 2012

'MATA!', DO JORNALISTA LEONÊNCIO NOSSA - PARTE I

O jornalista Leonêncio Nossa do ESTADÃO, lançou na ultima sexta-feira 13 o livro MATA! sobre a Guerrilha do Araguaia(http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13346) , há vários livros sobre o tema, até hoje só li o da dupla TAIS MORAIS E EUMANO SILVA com o titulo 'OPERAÇÃO ARAGUAIA', ambos também jornalistas, esse livro por sinal já comentei aqui no blog, livro este que doei para a biblioteca publica da cidade de XAMBIOÁ.




O fato de estar fazendo propaganda de algo que ainda não conheço, não li, se deve a 2 motivos: em primeiro lugar o blog é meu, critico e enalteço quem quero, segundo motivo se deve , por uma excelente reportagem que li no ESTADÃO com assinatura de LEONÊNCIO NOSSA E CELSO JUNIOR (http://xambioa.blogspot.com.br/2010/12/jornalismo-de-verdade.html), dai minha curiosidade sobre o livro, que já encomendei, e em breve volto ao tema.

A GUERRILHA DO ARAGUAIA me fascina (não apenas por ser filho da região), são vários os post aqui no blog, entretanto tudo que li, tudo que escrevi sobre o tema, sugere apenas que ninguém leu ou escreveu algo sublime, algo realmente a altura dos fatos, dos acontecimentos, da historia, algo não definitivo que seria impossível, mais a GUERRILHA DO ARAGUAIA MERECE UMA OBRA, como direi... ANTOLÓGICO, UMA OBRA QUE SIRVA COMO REFERENCIA SOBRE O TEMA, deixando um pouco as ideologias de lado focando apenas o LADO HUMANO, PESSOAL  DOS ENVOLVIDOS, direta e indiretamente.