terça-feira, 5 de junho de 2012

MANUAL DE SOBREVIVENCIA NA RIO + 20


A RIO + 20 -  Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, como já antecipei aqui no mês passado é um FRACASSO, a uma semana da abertura oficial do evento, ainda não há sequer agenda, ninguém sabe o que vai ser discutido, debatido, decidido, portanto o meu conselho é: Não VENHA PARA A RIO + 20, se o objetivo não for TURISMO. Mesmo sendo este o objetivo, vou dar alguns conselhos, dicas, para que você volte a salvo, ou melhor VIVO. Vamos lá, são apenas 4 dicas indispensaveis de SOBREVIVENCIA  na cidade MARAVILHOSA.(http://xambioa.blogspot.com.br/2012/05/rio-20-o-fiasco-da-decada.html)

1 - Se você não tiver condições de trazer um UTI móvel com tudo funcionando inclusive com 2 enfermeiros e 2 médicos, não venha, há nesse exata momento um caos generalizado nos hospitais públicos e particulares no  Rio de Janeiro. Basta uma pequena visita na internet, ou em qualquer telejornal local  para se perceber o tamanho do genocídio nesses hospitais. Se você  não vier acompanhado com todo este aparato de UTI e tudo mais, e se algo de grave acontecer durante o evento, UM CONSELHO: não perca tempo prolongando suas horas de vida, aproveite o máximo este tempo para se despedir da família e amigos, a possibilidade de você sair VIVO do Rio de Janeiro é de ZERO. Depois não reclama que não foi avisado, mesmo porque ai, será tarde demais.

2 - De cada 10 participantes da Rio + 20, 10 irão visitar a PRAIA DE COPACABANA, é justamente ai que mora o perigo, ou melhor  que mora os BANDIDOS, os mais inescrupuloso da cidade. Não, não estou me referindo  aos batedores de carteira, estes fica para o final, os bandidos que me refiro, estão divididos em 4 categorias: 1 - Os donos de hotéis, estes estão querendo ganhar em 15 dias o que não ganharam nos últimos 10 anos, além das tarifas absurdas, ainda estão obrigando as pessoas a comprar somente pacotes  de no minimo 7 dias de estadia, muitas delegações já perceberam o roubo e cancelaram suas reservas, até o governo federal entrou não briga, não adiantou, o ROUBO CONTINUA. 2 - Os donos de restaurantes na PRAIA DE COPACABANA , na Avenida Atlântica, são os segundo grupo de BANDIDOS, cobram preços inexistente, portanto CUIDADO. 3 - Os quiosques e Barraqueiros que funcionam no calçadão da Praia e na Areia estes são tão mal caráter, quanto os outros, costumam cobrar cerveja lata por 5 reais, agua mineral  por 4 a 5 reais, o preço normal de uma agua mineral não passa de 2,50 reais e refrigerantes e cerveja 3,00. Por ultimo os próprios ambulantes estes são os mais, falsos, usam preços diferentes para o mesmo produto, se o ambulante percebe que você é um morador da cidade, um nativo, ele cobra um preço, se é turista, não importa se dentro do pais, ou de outro pais,  o preço é outro totalmente inflacionado e   o pior ainda se orgulham quando conseguem vender um produto, uma bebida cobrando pelo preço de 2. O carioca chama isso de malandragem, eles dizem que esta é a essência do povo da cidade, para mim isto é ROUBO, coisa de LADRÃO, de gente sem escrúpulo, acostumado a levar vantagem em tudo.

3 - Uma das piores coisas que um turista pode fazer em alta temporada é visitar o CORCOVADO, o famoso CRISTO REDENTOR, ou mesmo o Pão de Açúcar, ambos os lugares não tem estrutura, no caso do CRISTO REDENTOR somente loucos fazem tal opção, há filas monstruosas, há desinformação generalizada, há demora no atendimento, não há policiamento, há roubos dos comerciantes, no estilo malandragem do item 2, há guardadores de carros, de vagas que são uma verdadeira quadrilha, há má fé com o atendimento ao turista, ou seja um caos. CONSELHO, volte em outra oportunidade, o passeio é de fato um máximo, mais não em alta temporada, ou grandes feriados. Esqueça o CRISTO REDENTOR e o Pão de Açucar, e se mesmo assim decidir se aventurar por conta e risco, tome uma atitude, antes, cancele toda a agenda do dia. Para fazer algo agradável, sem se aborrecer, um opção é visitar o JARDIM BOTÂNICO, um paraíso, ou então visite a favela, bairro de RIO DAS PEDRAS, quase ao lado do RIOCENTRO local das reuniões dos chefes de estados. RIO DAS PEDRAS é um bairro que mora quase 100 mil pessoas, lá há um RIO, nesse RIO não há agua, apenas esgoto e  lixo, é assustador, em dias de chuvas todo o bairro fica literalmente sob esgoto 'in natura', vale uma visita, ou visite a Baia  DE GUANABARA, as proximidades da Ilha do Governador onde fica o aeroporto internacional, com um minimo de esforço você vai achar lixo hospitalar boiando nas aguas da BAIA, um passeio mais lúdico impossível.

4 - O Bairro da LAPA, não região central da cidade, é considerado o local apropriado para os boêmios, para virar a noite bebendo uma caipirinha,. ATENÇÃO, na LAPA  tem sempre 4 ou 5 pessoas de olho em você, a possibilidade de um desses batedores de carteira assaltar você, e não importa se é turista do pais , se morar no Rio, ou se é estrangeiro, a probabilidade são de exatos 93,89%, não sorria, no dia seguinte  me conta. ALERTA, lá na LAPA o único otário é voce.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fique alerta também com os TAXISTAS, evite de pedir informações aos guardas municipais, tem dezenas deles parados nas esquinas, são como postes. Em caso de EMERGÊNCIA procure uma delegacia, aqui em Copacabana há 2, ligue para o numero 190, ou o mais correto, fale com uma viatura da POLICIA FEDERAL, vai ter varias delas pela cidade durante o evento. Cuidado com a POLICIA MILITAR depois das 22:00 horas, as aparências enganam.

MUITO BEM,  fora estes mínimos detalhes, SEJAM TODOS BEM VINDOS, estamos todos igual ao CRISTO Redentor, de braços abertos.

NOTA: Este guia esta sendo publicado simutaneamente em 8 idiomas, Siga as dicas e tenha uma ótima conferência, digo TURISMO. Estas dicas não tem prazo de validades, valem para a VISITA DO PAPA 2013, COPA 2014, e OLIMPÍADAS 2016. Quem alerta amigo é........