sexta-feira, 8 de junho de 2012

ALEGRAI-VOS CESARE BATTISTI É BRASILEIRO


SEGUNDO TÍTULO: ALEGRAI-VOS MARCELO RUBENS PAIVA , TAMBÉM É BRASILEIRO

Na época que lia 'O GLOBO', algo  sempre me intrigou, o jornal tem uma colunista, não lembro o nome, qualquer coisa com Ronai acho, que escreve seriamente, sobre os mais variados assuntos, sua especialidade era informática, mais como não tinha assunto o suficiente então ela escrevia também sobre seu cachorro, seu gato, seu papagaio, e até sobre seus tombos, como se não bastasse ainda postava fotos de tais animais, e até hematomas das pancadas, dos tombos, admito , isso sempre me intrigou, como alguem, usa o espaço do único jornal do RIO DE JANEIRO para escrever coisas tão sem sentido, tão sem proposito, tão tão mediócres???? como????

Foi difícil, mais as duras penas superei essa fase, hoje em dia não leio 'O GLOBO' nem se for como pretexto de usar as folhas para pegar as fezes do meu cachorro. O jornal aqui em casa é o ESTADÃO www.estadão.com.br, pode não parecer, mais lendo um jornal de São Paulo sei mais  coisas do Rio de Janeiro do que se estivesse lendo alguns dos milhares de jornais da FAMÍLIA MARINHO publicados aqui no Rio.  Dia desses,  lendo o suplemento SABÁTICO, lembrei da tal colunista do diário carioca, quando lia resenha que o renomado escritor, CRITICO LITERÁRIO, BLOGUEIRO, politico, pensador, ator, poeta, filosofo...  e também colunista do Estadão MARCELO RUBENS Paiva, o sujeito é do tipo da tal Ronai, entretanto bem mais intelectual seu currículo não nega, alem do mais é um ESCRITOR GENUINAMENTE BRASILEIRO, a resenha no caso foi sobre o lançamento mais esperado da DÉCADA: "AO PÉ DO MURO', do  também intelectual e escritor CESARE BATTISTI. A critica de MARCELO RUBENS PAIVA sobre o livro merece ser lida, merece ser tratada como uma verdadeira obra de arte, merece ganhar prêmios, é  algo para ser lida daqui a 200 anos, e com certeza será, o próprio jornal já providenciou. Não vou transcrever a resenha, entre no site(http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-brasil-segundo-cesare-battisti,875040,0.htm) e leia n integra, vou apenas mostrar o ultimo paragrafo que o famoso MARCELO RUBENS PAIVA escreveu, aliás para saber se o sujeito leva jeito para critico literário, vou dar uma dica, basta ler o ultimo paragráfico, as ultimas frases  da resenha, é infalível. Bom vamos ao proposto:

"Cesare Battisti não é herói nem anti e espera agora ter chegado ao fim da sua caçada. Continuará a ser uma das figuras mais controversas da década em que transformou utópicos jovens em terroristas isolados. Explodiam estações de trem, pubs, carros-bomba, matando por um ideal de uma maneira deturpada. Porém, sua condenação na Itália também é suspeita, já que ocorreu graças a denúncias premiadas de ex-companheiros. A literatura é a chance de redenção e continuar lutando, sem derramar sangue."

Se você não entendeu, vou transcrever de outra forma, frase por frase:

- "Cesare Battisti não é herói nem anti e espera agora ter chegado ao fim da sua caçada."

- "Continuará a ser uma das figuras mais controversas da década em que transformou utópicos jovens em terroristas isolados."

- "Explodiam estações de trem, pubs, carros-bomba, matando por um ideal de uma maneira deturpada"

- " Porém, sua condenação na Itália também é suspeita, já que ocorreu graças a denúncias premiadas de ex-companheiros."

- "A literatura é a chance de redenção e continuar lutando, sem derramar sangue."

Sinceramente não sei o que é mais esquisito, se é o fato do jornal dar um tratamento NOBRE para CESARE BATTISTI,uma vez que centenas de escritores iniciantes sonha com o mesmo espaço,  se é pelo fato da linda resenha do famosos  MARCELO RUBENS PAIVA ser de um cinismo, de uma apologia, de uma pieguice, de uma canalhice, e por fim de uma infantilidade imperdoável, ou seria hilaria, ou então se é pelo fato, que SIM o tenebroso intelectual e TERRORISTA  ganhou finalmente a nossa simpatia, e merece perdão, não só perdão mais de agora em diante terá um tratamento digno que sua cidadania brasileira merece.

E a pergunta que não cala, quem , afinal é CESARE BATTISTI, ou então quem é MARCELO RUBENS PAIVA??? a segunda já respondi é um ESCRITOR , CRITICO brasileiro, e ao contrario desse analfabeto, o senhor MARCELO RUBENS PAIVA, ganha, não só recebe salario mais é reverenciado pelo que escreve, isso sim é que é SURREAL, o resto, bom o resto é LITERATURA. E viva  a NOSSA LITERATURA, NÓS TEMOS SORTE, CESARE BATTISTI, agora é brasileiro, ALEGRAI-VOS

NOTA: Eu não sou um jornalista disfarçado de analfabeto. Talvez seja uma analfabeto disfarçado de jornalista. Em ambos os casos, há controversas.