terça-feira, 1 de maio de 2012

RIO + 20 , o FIASCO DA DECADA

Os defensores do termo MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, ECOLOGIA, adoram propagar que defender  estes termos é na realidade o mesmo que defender o futuro de nossos filhos, dos filhos, dos filhos, dos filhos de nossos filhos. O tema é lindo, é prazeroso, tudo é magnifico... mais no fundo é de uma falta de proposito, de seriedade, de algo concreto que nos faz lembrar que no futuro, tudo é plausível de acontecer, inclusive o NADA. Para mim toda essa ladainha, se resume a um único termo; EDUCAÇÃO, e é simples entender, o ser humano, é desde que nasce um ser adestrável, nós adestramos nossos filhos a acreditar num Deus, adestramos a ser ético, moralista a ler, adestramos a ser um lindo exemplar de 'ser humano', adestramos os nossos filhos a ser nossa imagem e semelhança. Portanto o lema AMBIENTAL, é apenas uma questão de adestramento, de ensinamento, educação, é essa a percepção que todos tem que ter em relação ao tema. O meio ambiente portanto deveria ser tão ou mais importante como ética, moral, religião e etc e tal, é algo para ser ensinado nas primeiras horas do nascimento, de vida. Enquanto isso não acontecer, palavras como MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, vai continuar na teoria, fazendo parte de livros, filmes, estudos, pesquisas, seminários, conferências e só, sem nunca produzir absolutamente nada de CONCRETO. Alguem já observou, que nada de CONCRETO se decide nessas CONFERÊNCIAS.

A RIO + 20 tem tudo para ser um desses FIASCO, alias já é um tremendo FRACASSO, um dos maiores da década, e olha que a década mal começou, vamos aos fatos:

PRIMEIRO - Nenhum chefe de estado dos 10 países mais importantes do planeta vai prestigiar 'in loco' a CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a linda RIO + 20, David Cameron da Inglaterra, Angela Merkel da Alemanha, e Obama dos EUA, já avisaram que tem muito mais o que fazer, do que turismo em pleno mês de junho no RIO DE JANEIRO, se os 3 já decidiram não vim, eu pergunto, quem de renome virá? O Hugo Chaves, e a Cristina da Argentina, estes,  com certeza já pagaram a diária do hotel.

SEGUNDO:  Por incrível que pareça a poucos dias da tal conferência, não há rigorosamente nenhum acordo pré estabelecido para ser assinado durante a RIO + 20, para ser sincero e direto, parece MENTIRA, mais não há sequer pauta, não há tema para ser debatido, não há nada que indique que no final algo realmente NOTÁVEL acontecera, se não há cumplicidade, se não há ponto em comum, se não há agenda, como esperar dessa CONFERÊNCIA, ou melhor como levar essa CONFERÊNCIA a serio.

TERCEIRO: O BRASIL como legitimo pais sede, é uma VERGONHA, não há hotéis para as delegações, não exemplos de que algo mudou no pais desde a RIO-92, o novo CÓDIGO FLORESTAL tai mesmo para servir de exemplo, o RIO DE JANEIRO literalmente é um ESGOTO a céu aberto, a BAIA DE GUANABARA, a praia de IPANEMA, o Bairro da Tijuca (Se queres realmente ver milhares, quase 100 mil pessoas morando literalmente no ESGOTO, basta visitar o bairro de 'RIO DAS PEDRAS, logo ali na própria BARRA DA TIJUCA, lugar onde fica a sede da tal conferência, o BAIRRO 'RIO DAS PEDRAS', fica portanto a poucos metros  dos grandes debates, vale a visita), são tantos exemplos aqui mesmo no RIO DE JANEIRO, que chega a ser nojento diante de tanto desperdiço de dinheiro jogado fora, sim dinheiro, muito dinheiro já saiu para solucionar estes problemas, no entanto como se sabe dinheiro nunca foi problema, como há também muito descaso, muita burocracia, e logico muito ROUBO. A FLORESTA AMAZONICA é outro péssimo exemplo, apesar do desmatamento ter tido uma leve diminuição nos últimos anos, a grande verdade é que milhares de campos de futebol , ou melhor de estádios do tamanho do MARACANÃ, ainda são desmatados, ainda desaparecem todos os MESES. Podem ter certeza, é tudo uma questão de décadas para a FLORESTA, se tornar uma especie de FLORESTA DA TIJUCA da vida.


QUARTO - E ultimo motivo , para decretar desde já o FIASCO  da propagada CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDA sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a linda RIO + 20. A única coisa de formidável que podia se esperar da tal CONFERÊNCIA era um ACORDO MUNDIAL para a criação de uma AGENCIA  da ONU para o MEIO AMBIENTE, algo como já existe nos moldes da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO. No entanto a transformação do PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, em uma agencia ambiental com mais força e autonomia, não tem apoio, ACREDITEM, sequer do BRASIL.

 RESUMO a RIO+ 20, para os cariocas será apenas uma previa do que vira em 2014 e 2016, um GIGANTESCO FERIADÃO, para os TURISTAS, será, isso, apenas um passeio TURÍSTICO, alias e por falar em turismo e em RIO + 20, um ALERTA:

1 - Tragam médicos
2 - Tragam colchonetes
3 - Tragam dinheiro
3 - Tragam segurança particular
4 - Tragam Agua Mineral, DE RESTO, o de sempre: SEJAM TODOS BEM VINDOS, O RIO DE JANEIRO em nome dos hoteleiros, em nome do comercio e dos ambulantes, desde já AGRADECE.(http://www.rio20.gov.br/informacoes_uteis/no-rio-1/turismo)