sábado, 28 de abril de 2012

COMO SE COMBATE A INTOLERANCIA, O INTOLERANTISMO?



A liberdade de pensamento, de expressão não pode ser sinonimo de intransigencia, de intolerância e de radicalismo. A prova cabal de nossa liberdade se resume a uma única frase: "Pequenas ações divergentes são necessárias", isso significa entre outra coisas, que nós podemos , ou melhor não só podemos mais temos a obrigação de ser tolerante, mesmo diante de nosso individual e radical ponto de visto sobre determinada ação, assunto, tema.

TER OPINIÃO PRÓPRIA, sem intermédio/imposição de religião, moral, costumes, ou ética, é, sem duvida  o ÁPICE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO  e PENSAMENTO, o ÁPICE DA LIBERDADE HUMANA, entretanto nada disso adianta se não somos capazes de vivermos, de convivermos com pessoas que pensa e agem radicalmente ao contrario. Toda liberdade tem um custo, um preço, uma reação, isso não impede que nos comportemos como seres meramente humanos. E por fim a interrogação do seculo: Como se combate o intolerantismo a intolerância? Basta lembrarmos, para o intolerante, seja ele quem for, de um ridículo DETALHE: nenhum individuo pensa e age igual, literalmente igual a nenhum outro, dito isso, chega a ser intrinsecamente banal, a importância que damos ao nosso próprio ponto de vista. Quanto mais temos certeza desse DETALHE, mais próximo da perfeição humana chegamos, seja lá o que isto, de fato quer dizer.

EU, por exemplo, não dou importância ao meu ponto de vista, minha escrita, e você, dá? Isso não quer dizer obviamente, que não tenho LIBERDADE, e nem PONTO DE VISTA, e SIM QUE TENHO OPINIÃO PRÓPRIA, e só.

--------------------(O INTOLERANTISMO que me refiro, e este que ataco, crucifico e abomino, é muito mais que aquele velho dizer dos dicionários: sistema dos que não admitem opinião diferentes das suas: O meu INTOLERANTISMO significa, DOUTRINA, DOGMA, SISTEMA, DAQUELES QUE NÃO ACEITAM, NÃO SUPORTAM NADA diferente de sua própria concepção de VERDADE, DE MORAL, DE OPINIÃO, de pensamento, DE QUE SEJA LÁ O QUE FOR, e que se usa silenciosamente com o único proposito de propagar o ódio, a desgraça, o racismo, o preconceito e etc e tal.)