sábado, 21 de janeiro de 2012

O PROBLEMA DA 'VIDA' NO SECULO XXI


Esse titulo daria um livro, uma serie, ou... um estudo de 20 anos, entretanto vou ser direto, tempos atrás publiquei uma serie de post com o título A VIVACIDADE DO VIVER, em que realçava a importância de se VIVER, de viver uma vida de acordo com a natureza e com o obvio no contexto em que estamos inseridos.

Aqui nesse post, o problema da vida no seculo XXI, quero apenas lembrar que estamos correndo o calculado e previsível risco de não VIVERMOS , neste caso teremos mais cedo ou mais tarde que mudar o CONCEITO DE VIDA, teremos que achar um outro significado para a palavra VIDA, é fácil se concluir para este caminho, basta que lembremos aqui alguns dos significados atuais da palavra VIDA:

- Estado de atividade dos animais e das plantas; Vitalidade; O fato de viver; Animação em composições literais ou artísticas; Existências e etc e tal.

-  a vida para ser tratada e entendida como tal, ela tem necessariamente que conviver entre si,  de outra forma, uma vida para ter plenitude tem que ser VIVIDA, tem-se sobretudo que experimentar o ato de viver, tem-se que se inserir no núcleo interno da natureza humana.

O problema da vida no seculo XXI é exatamente este, parece banal, mais nós não estamos VIVENDO não estamos usando a vida para VIVER pelo menos no sentido de VIDA, a cada dia estamos trocando a experiência de VIVER por lixo tecnológico, a cada dia estamos perdendo a concepção de VIDA para ficarmos horas e mais horas em frente  a um lixo-tecnológico qualquer. O ato de viver, o olho no olho, o contato físico com as coisas com a própria natureza, o contato físico com o outro está perdendo seu sentido de ser. A tecnologia nos aprisiona de tal forma, que chegaremos o momento que teremos que REAPRENDER A VIVER, reaprender o CONCEITO DE VIDA.

A continuar com toda essa voracidade tecnológica, algumas certeza terão que ser revista, a principal dela é a que diz respeito a batida 'qualidade de vida', pois é certo que os pobres do continente africano estarão entre aqueles com o mais alto padrão de qualidade de vida do mundo, quanto menos lixo tecnológico uma nação tiver, melhor qualidade de vida este pais terá.

O lixo tecnológico vicia, deixa o individuo com graves problemas de dependência , psicológicas de convivência, de adaptação, de saúde e o pior aos poucos trava nossa inteligencia, ao invés de evoluirmos, estamos regredindo, e quanto mais certo estamos de seus beneficios, mais retardados e manés nos transformamos.

Quanto mais existirem idiotas  no estilo de STEVE JOBS mais tempo e mais qualidade de vida perdemos. O problema da 'vida' no seculo XXI é a ausência total da percepção do que seja VIDA.

--------------Ok, ok, concordo plenamente que este post é realmente BANAL, ridículo diria, qualquer débil dirá, com razão, que o ser humano tem uma invejável qualidade, a de ADAPTAÇÃO, ou seja saberemos viver, saberemos saborear a VIDA, mesmo diante a tanto LIXO. Entretanto para aqueles que apóiam certas atitudes, isto serve de ALERTA, por exemplo, para aqueles pais que compram computador e as maravilha de JOBS para o filho mesmo antes desse aprender o ABC, ou para aquele outro pai  que acha normal seu filho FICAR a madrugada inteira em frente a tela. ABRAM OS OLHOS MANES.