quarta-feira, 13 de abril de 2011

2011 já terminou... E ATÉ 2012

Este é o ultimo post do ano. Pelo menos para mim, 2011 já terminou, as palavras já não vem mais facilmente:

- Há anos que são FÚNEBRES, INGLÓRIOS e MACABROS e 2011 definitivamente é um desses fatídicos anos. Daqui a exatos 8 anos quando alguém perguntar qual o pior ano da década, indiscutivelmente a resposta será sempre a mesma, 2011, é óbvio que cada um tem ou terá seu ano 'negro', no entanto para os moradores do estado do RIO DE JANEIRO, para os moradores da cidade do RIO DE JANEIRO, e particularmente em meu caso, este ano é 2011.

- Sábado passado, em GOIÂNIA, dia 9 de Abril de 2011, o coração de minha MÃE HALOISA CARVALHO ALVES parou, sua já fraca respiração cessou.

- Quem é HALOISA CARVALHO ALVES?

  - HALOISA CARVALHO ALVES foi uma das melhores professora de matemática do Brasil, sua especialidade não era apenas a enigmática matemática, ela também formava cidadãos. Suas aulas continha aquilo que defino como Aulas de Civilidade, Aulas de Filosofia da Vida, ela sempre reservava 5, 10 minutos para conversas descontraídas com seus alunos, nestas rápidas conversas ela falava sobre tudo sempre no intuito de realça a cidadania, realçar a importância da tolerância, realçar a importância da educação no desenvolvimento humano. Ela sempre foi famosa por ser A MELHOR E A MAIS AMADA PROFESSORA DA ESCOLAS, por todas as escolas que lecionou, e AO MESMO TEMPO ERA FAMOSA POR SER A MAIS RÍGIDA E RESPEITADA. Como ela consegui algo tão IMPOSSÍVEL NOS DIAS ATUAIS.? Não sei, mas ela conseguia, a milhares de cidadãos para responder esta pergunta.

- Quem era HALOISA CARVALHO ALVES no dia a dia?

- Centenas de vezes presencie minha mãe parar no meio do almoço para levar uma gravida, um doente , muitas vezes um morto para o hospital. Como , durante 10 anos moramos em um bairro miserável e éramos os únicos que tinha um carro e uma situação-financeira-privilegiada, era comum as pessoas baterem em nossa porta pedindo socorro. Que me lembre minha mãe nunca disse não para essas pessoas, inclusive financeiramente. Ela ajudava não por ser uma santa, por ser boa, humilde, caridosa, solidaria e toda essas cretinices, ela ajudava estas pessoas porque ela achava que como CIDADÃ. e como tal, era sua obrigação. No fundo é o que todos nós precisamos, nós não precisamos de esmolas, de santos, de pessoas de boa índole, dos bons, dos humildes, nós só precisamos ser CIDADÃO. Ajudar o próximo não é um ato de solidariedade ou a batida ladainha de sempre, ajudar o próximo é tão somente um ATO DE CIDADANIA,quando se tem consciência  da real importância desta palavra as coisas começam a ter relevância no nosso turbulento , apático e comodo dia-a-dia,    infelizmente estamos tão preocupado com a vida alheia e com o nosso egocentrismo que esquecemos de algo tão ÓBVIO e exageradamente humano.

-E a HALOISA CARVALHO MÃE?

   - Muita gente adora se vangloriar de que A SUA MÃE é que é de fato a 'melhor mãe do mundo'.Eu prefiro dizer que a minha mãe nunca teve a intenção de ser a 'melhor' , a minha MÃE era ESPECIAL ou seja estava acima dessas triviais banalidades , e no meu conceito de melhor mãe do mundo isto basta. A única coisa que me ORGULHO VERDADEIRAMENTE é de ter sido ELA e não outra qualquer,  MINHA MÃE.

  - Gostaria de aproveitar a ocasião e agradecer publicamente a senhorita GEORGECI (é assim  mesmo a grafia..?.) , conhecida nacionalmente na cidade de XAMBIOÁ como JOTA. 'JOTA' minha querida obrigado por tudo, obrigado por ter sido nos últimos 4, 5  anos, uma espécie de anjo da guarda da minha mãe. OBRIGADO.

- Vou aproveitar os 'poucos dias, meses' que ainda resta de 2011 para dedicar única e exclusivamente a minha filha LAURA de 8 anos, porque bem sei, se conseguir transmitir 50% dos ensinamento da minha mãe para minha filha, este sem duvida vai ser a PRIMEIRA GRANDE HOMENAGEM QUE FAREI A MINHA MÃE.

------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------
----------------------------------------------------
------------------------------------------------
-------------------------------------------
---------------------------------------
------------------------------------
--------------------------------
-----------------------------
--------------------------
-----------------------
--------------------
-----------------
-------------
----------
-------
----
--
-

9 DE ABRIL DIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

DIA 9 de Abril é o dia do professor de matemática, também é o dia que escolhi, ATÉ O FIM DOS MEUS DIAS, para homenagear MINHA MÃE, HALOISA CARVALHO ALVES, homenagear sua biografia, sua historia e seu legado , é isto que farei de agora em diante.

Õ coração da MINHA MÃE HALOISA CARVALHO ALVES parou no dia 9 de Abril de 2011 e como uma forma de homenageá-la acabo de PROMULGAR o dia 9 de abril como O DIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, cujo um dos objetivos não é enaltecer a MATEMÁTICA, é enaltecer os professores, o ambiente escolar, é sobretudo aqueles raros professores que lecionam não apenas por dinheiro, mais por PAIXÃO, por IDEALISMO, POR CONVICÇÃO com a lógico intuito de contribuir para um pais mais humano e mais digno, porque é disso que os filhos do Brasil precisa de pessoas que se dedicam a EDUCAÇÃO mais por PAIXÃO, IDEALISMO, por um sonho de uma nação mais tolerante em todos os sentidos, do que por dinheiro e poder. Nós não precisamos de professor que lecionam  apenas para se 'sustentar, para se alimentar e se vestir' porque este, mais cedo ou mais tarde, se tornara, inevitavelmente em um MAU PROFESSOR, e este "é um perigo para o aluno, para o bairro onde ele vive, e em ultima instância , para o pais".

O dia 9 de abril , dia do professor de matemática tem como objetivo procurar meios para que a escola se torna não apenas um núcleo de ensino , de pedagogia, mais um lugar de CONHECIMENTO de debates e de harmonia, um lugar interessantes para todos, para o ENSINO, para o ALUNO e para os PROFESSORES, infelizmente o BRASIL VIVE EM UM LIMBO EDUCACIONAL, em um BURACO institucional e perigosamente desinteressante para todos. Não adianta o professor entrar na sala de aula ministrar sua aula e ir embora. Ele tem que criar mecanismo para que a aula se torne atraente, reinventar o método É A META. Precisamos educar nossos filhos, porem temos que ter em mente que a matemática pura e simples não fará deles um químico e muito menos um engenheiro. O aluno tem que reaprender a gostar do professor, a admira-lo, a se ORGULHAR DE SUA ESCOLA, DE  SEU MESTRE, tem que se ORGULHA DE SUA EDUCAÇÃO, a Educação tem que ser vista por todos como uma forma divertida e ao mesmo tem seria de se inserir na sociedade, porque aí sim vamos estar preparados para tudo, para a violência, para a intolerância e para compartilhar com todos. Pouco importa se somos ANALFABETOS, se somos isto ou se somos aquilo,se meu blog é um horror em todos em sentidos,  a educação nacional está tão humilhada e degradada que TODOS TEM O DIREITO E A OBRIGAÇÃO de contribuir. A luta , por uma educação digna, é de todos, indiscriminadamente de TODOS..(.
http://diadoprofessordematematica.blogspot.com/)


A foto acima é de VICENTE VAN GOGH meu pintor favorito, e mostra bem a MINHA DOR, A DIFICULDADE  QUE TENHO NESTE EXATO MOMENTO DE CALÇAR MEUS SAPATOS E CONTINUAR ANDANDO, CONTINUAR SEGUINDO EM FRENTE... Mas.... prometo que volto,         e ATÉ 2012.

ABRAÇOS.
 Primeira foto, pôr do sol do RIO ARAGUAIA, FONTE:
http://www.turmadobigua.com.br