quarta-feira, 30 de março de 2011

MONTAIGNE, Do arrependimento e Do intimo - PARTE 10


"Deliciosa é a vida de quem obedece a regra, mesmo na intimidade. Todos podem fazer-se comediantes e representar o papel de um personagem honesto. Mas dentro de nós, onde somos senhores, onde tudo permanece secreto, é difícil não nos afastarmos da regra".

Como se determina o caráter. a boa índole de um individuo? Através de sua personalidade, sua atitude, sua moral ou por sua trajetória de vida??

A grande verdade, é que apenas este individuo tem o poder de descrever a si mesmo, somente ele pode determinar sua índole, seu caráter, o individuo em seu intimo pode e deve se tornar o senhor de si mesmo, em outras palavras o caráter e a índole de um individuo só diz respeito a si mesmo.É por isso que muitos passam uma vida inteira tentando ser o que nunca vai ser , uma vida inteira lutando contra o próprio caráter, a próprio índole, e quase sempre é uma luta inglória, e ridiculamente perdida. Ninguém é suficiente honesto a ponto de demonstrar a si mesmo para o outro, pelo menos, não no sentido literal de sua essência. Quando se tem caráter e uma boa índole, não precisamos provar, muito menos demonstrar, o que se é, é o de fato o que seremos, todo o resto é covardia, hipocrisia e falsidade, a tal da mascara, caracteristica alias de 99% dos indivíduos.

CONTINUA AMANHA.