sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OS KARAMÁZOVI de DOSTOIÉVSKI - PARTE 3.

FRASE DE IVÃ KARAMÁZOV: " Imagina que, em definitivo, esse mundo de DEUS, eu não o aceito e, embora saiba que ele existe, não o admitido. Não é DEUS que repilo, nota bem, mas a criação, eis o que me recuso admitir".

No fundo, no fundo o problema não é se DEUS existe ou não, se é se se pode ser considerado um problema, o grande fato, problema humana é o que se criou em torno desse DEUS, a grande chaga é a imposição em torno da verdade UNA da virtude , da perfeição e da santificação humana em torno desse mesmo DEUS. O problema não é acreditar ou não, a questão gira em torno da IMPOSIÇÃO religiosa em torno de seus dogmas, este é de fato a grande questão de discórdia na humanidade, principalmente HOJE.

FRASE DE  IVÃ KARAMÁZOV: "Devo confessar-te, uma coisa começou Ivã. - Jamais pude compreender como se pode amar seu próximo. É precisamente, na minha ideia, o próximo que não se pode amar, ou somente a distancia... Para que se possa amá-lo é preciso que um homem esteja oculto:desde que ele mostra seu rosto, o amor desaparece".

Este sem duvida é um dos melhores momentos de IVA e ALIOCHA e é complicado no final da exposição de Ivã não concordar com ele, é justo afirmar que o AMOR seja ela qual for sempre terá um ligeiro e imperceptível aroma de hipocrisia, tirando-se o AMOR MATERNO, é impossível um AMOR sobreviver as consequencias do dia-a-dia, da rotina e do olha no olho, o que muitos juram ser amor, na verdade não passa de uma bonita - e as vezes forçada - amizade. Portanto, muitas vezes o amor de um fã por seu ídolo é infinitamente mais verdadeiro do que deste por seu namorado, seu vizinho, seu parente, ou mesmo por seu próprio filho. AMAR não é apenas uma suave e delicada palavra, é sobretudo abdicar por completo de nosso egocentrismo. Amar o próximo , definitivamente não é sinonimo de amar a humanidade, como muitos querem , desejam e pensam. Amar o próximo , no fundo não passa de uma linda força de expressão, coloca-se este próximo ao seu lado, na sua casa e verás quanto dias continuara este amor.Cada um tem o poder e o direito de fantasiar, de criar sua própria percepção de AMOR , de AMAR, ainda que no final nada signifique, mais é justamente aí que reside toda a magia do termo AMOR, na imaginação primorosa de cada SER.

CONTINUA AMANHA.