quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

OS KARAMÁZOVI de DOSTOIÉVSKI - PARTE 2

Os post deste mês não são recomendados para os SENSÍVEIS, leia-se os FANÁTICOS RELIGIOSOS E OS INTOLERANTES,DITO ISSO VAMOS EM FRENTE)

FRASE DE IVÃ KARAMÁZOV: "... E o que é espantoso não é que Deus exista realmente, mais que essa ideia da necessidade de Deus tenha vindo ao espirito de um animal feroz e mau como o homem, tão santo, comovente e sábia é ela, tanta honra faz ao homem. Quanto a mim, renunciei desde muito tempo a perguntar a mim mesmo se foi DEUS quem criou o homem, ou o homem quem criou DEUS".

De fato, a renuncia desse embate, seria glorioso para a humanidade, e não tem nenhuma importância nessa altura do campeonato quem de fato é o grande criador se o homem ou se é DEUS, pois quanto mais nos questionamos, mais nos interrogamos consequentemente mais intolerantes nós nos tornamos. O certo seria que nós estivéssemos programados para renunciar a questão religiosa sempre que alguem discordasse. A religião, Deus, a fé teria que ser algo pessoal, silencioso quase invisível, assim como o próprio DEUS, seria uma especie de sentimento, como outro qualquer aliás. Quanto mais gritamos, quantos mais defendemos a nossa religiosidade, o nosso DEUS, a nossa verdade, virtude, a nossa fé, mais arrogantes e hipócrita nós nos tornamos, se fosse para propagar a nossa verdade una e pessoal, se fosse para generalizar a fé, a virtude, religião e a verdade, a humanidade com certeza não seria humana, sequer existiria, em seu lugar teria anjos, santos, seres celestiais, príncipes e deuses. E é justamente por sermos humanos podres e injustos que é fascinante que "essa ideia da necessidade de DEUS tenha vindo" de seres tão ridículos. CONTINUA AMANHA

(Ontem recebi um e-mail de um intelectual me alertando que o nome certo é IRMÃOS KARAMÁZOV, ou seja sem a letra "i" no final. Geralmente não respondo a comentários ou e-mail, primeiro porque sou um analfabeto , segundo porque todos as respostas já estão nas entrelinhas dos post, só que este achei pertinente, até no GOOGLE aparece sem a letra "i" no final,  é só você digitar o nome IRMÃOS KARAMÁZOVI, logo ele, o poderoso GOOGLE sugere que você digitou errado. A grande verdade é que tanto o intelectual do e-mail, quanto o GOOGLE estão errado, mesmo porque o próprio site só demonstra o próprio excesso de erros dos usuários. KARAMÁZOVI é o "plural russo de KARAMÁZOV. Nome forjado, composto provavelmente do substantivo kara, castigo, punição, e do verbo mázat, sujar, pintar, não acertar. Seria, simbolicamente, aquele que com o seu comportamento desacertado provoca a própria punição", fonte dos tradutores NATÁLIA NUNES e OSCAR MENDES. No GOOGLE o que prevalece é o excesso digitado do mesmo termo, ainda que esteja errado o site contabiliza e corrige como se fosse certo. 10.000 pessoas escrevendo a mesma frase errada no GOOGLE, ela terá inevitavelmente status de grafia correta, resumo da opera, no google é assim, uma mentira contada 10.000 vezes, imediatamente se transforma em uma verdade inabalável, o que não é nenhuma novidade em se tratando de comportamento humano, TAMBÉM)

CONTINUA AMANHA