sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LIU XIAOBO, DISSIDENTE CHINÊS GANHA NOBEL DA PAZ 2010



OSLO acabou de anunciar ao NOBEL DA PAZ 2010, para o chines LIU XIAOBO, o chines deve, sem duvida,  ter lá sua importância caso contrario não teria merecido tal honraria, no entanto fica claro e infelizmente mais uma vez o caráter- politico-ideológico-de-imposição-democrática  do premio,  do NOBEL, ou seja sai da lista os pacifista para entra a ideologia, o caráter extremamente politico, e o pior de uma suposta imposição democrática, algo que venho mencionando e criticando há tempos, a cerca de 10 dias voltei ao assunto. E isto é ruim pois o legado de NOBEL está sendo distorcido, deixando de lado aqueles que realmente, no sentido literal, lutam diariamente, incansavelmente pela paz, que seja uma paz local, regional, ou mundial, e que portanto ,são milhares os merecedores do premio. A premiação do chines, atualmente preso politico na China, o senhor LIU XIAOBO é louvável, mais só mostra o menosprezo  do NOBEL DA PAZ, para o fortalecimento literal da paz mundial, ou alguem acha que esta menção a um chines, que tudo bem é um bravo lutador em nome da democracia, mais alguem em sã consciência acha que isto vai ter uma utilidade dentro do incentivo que se espera de um premio NOBEL DA PAZ,   para a  paz NO SENTIDO ESTRITO DO TERMO. O premio nobel de 2010 só comprova que quanto mais nós, ocidentais, lutamos, matamos, descriminamos em nome de uma suposta democracia plena, mais longe estamos em torno desta mesma democracia.

Na verdade fiquei até aliviado que tenha sido um chines a ganhar o NOBEL DA PAZ 2010, pois fiquei sabendo que o nosso LULA teve 2 votos, e que portanto , para o ano que vem ele realmente tem chance para ganha o nobel da paz, claro, logico e evidente, tudo vai depende da boca de LULA, quanto menos ele falar, mais votos ele terá, pode ser também que fora de Brasília ele resolva acampar em Israel e só sair de lá com um acordo de pais entre os Palestino, tudo é possível para Lula, depois do poste Dilma não duvido mais de nada.

Pois bem, aí está, LIU XIAOBO, preso politico chines ganha o NOBEL DA PAZ 2010, e prova mais uma vez a irrelevancia do NOBEL DA PAZ, para a PAZ mundial. Quando a politica a ideologia se contrapõe a lutar diária em torno da paz seja ela qual for, é porque está provado que mais longe estamos de qualquer acordo de PAZ, seja ele qual for, nobre ou não. Saudades do velho JOHN LENNON que completaria 70 anos se vivo fosse.