terça-feira, 20 de abril de 2010

BRASILIA 50 ANOS - QUARTA PARTE

Dia desse, li uma entrevista com a filha do urbanista LÚCIO COSTA, a arquiteta MARIA ELISA COSTA, em que a repórter interroga - "Brasília sofre muitas criticas..." e ela responde: "O Brasil tem muita dificuldade de assumir que Brasília foi um feito excepcional da nação brasileira. Como disse DARCY RIBEIRO, Deus estava de bom humor quando juntou no mesmo lugar, no mesmo momento , JUSCELINO, ISRAEL (Pinheiro, presidente da NOVACAP, que fez as obras), NIEMEYER e meu pai. Lúcio sofria ao ouvir que Brasília não tinha vida..." A propósito dono MARIA ELISA COSTA mora................................................ no RIO DE JANEIRO, mas vamos em frente.

Realmente concordo quando ela diz que BRASÍLIA "foi um feito excepcional da nação brasileira", pois graças a esta magnifica aberração (assinada infelizmente por dois grandes mestres) é que hoje nós temos um lugar onde a ética, a demagogia, a politica, a liberdade disso e daquilo, a corrupção, a honestidade, até mesmo o conceito de democracia plena, a integridade humana, cidade, capital e milhões de outras palavras, passou a ter o mesmo significado: DESCONFIANÇA, pois é difícil para não dizer impossível, distinguir a ética, o corrupto, o honesto e o politico, e isto em todos os níveis, pois mesmo sendo honesto um brasiliense, ainda assim é confundindo com um desses demagogo de plantão, isto porque até hoje nunca, nunca ouvi(antes de prosseguir, vale lembrar que as recentes manifestações contra e a FAVOR do ex-governador ARRUDA, nada tem haver com manifestações espontânea da sociedade brasiliense, aquilo ali não passa de intriga politicas,de partidários do ex-governador, algo comum em cidades pequenas, porque nada absolutamente nada se viu vindo de fato da sociedade local contra o referido governador) falar que o povo, a sociedade brasiliense se revoltou com a pouca vergonha que rola diariamente nos ministérios, na praças dos 3 poderes, resumindo se o próprio cidadão não se expressa, é porque no fundo ele é CÚMPLICE, nós somos cúmplices direta e indiretamente, esta é a verdade, MAIS É LÁ QUE RESIDE, QUE FICA A SEDE DO 'ANTRO'.

Estou a exatos 5 minutos, parado e pensando, O QUE BRASÍLIA TEM QUE POSSAMOS NOS ORGULHAR? EM QUE SENTIDO POSSAMOS NOS ORGULHAR DE BRASÍLIA? Vamos lá galera responda, faz-me rir por favor, pois estou tão certo que BRASÍLIA tem tudo de ruim que um lugar pode ter , que seria alegre se alguém me dissesse que SIM, tem algo sublime, majestoso, magnifico, vindo da nossa capital federal O TAL distrito federal, VINDO DO MAIS BELO PLANALTO CENTRAL, e coisa e tal.... algo que todos os brasileiros se sentissem orgulhoso do aniversário de 50 anos de BRASÍLIA.

Se Deus estava de bom humor quando BRASÍLIA foi criada não sei, mais imagino o CATACLISMO que seria caso ele estivesse mal humorado, já imaginou?

Não sejamos injusto: É provável que a UnB de DARCY RIBEIRO (mas por sua luta em torno da criação da universidade do que propriamente pela própria instituição), preencha o requisito no contexto ORGULHO NACIONAL.