sábado, 17 de abril de 2010

BRASÍLIA, 50 ANOS? FAZ-ME RIR

Para não dizer que estou sendo influenciado pelos recentes(recentes?) casos de corrupção, demagogia, e alienação-politica-publica, sobre a nossa querida e admirada capital federal BRASÍLIA, vou transcrever (sim, transcrever, pois como centenas de post do blog, este é apenas mais 1 que mesmo você digitando letra por letra o titulo do post, acrescentado ao do titulo do blog, ainda assim nada aparecera na pesquisa do próprio GOOGLE, nem mesmo na caixa de pesquisa do blog, vai ver é a configuração que está errada, é mole ou que mais ... E VIVA A CHINA) um post que escrevi no dia 20 de Dezembro de 2008 com o inusitado titulo, QUEM AMA BRASÍLIA? e amanha dou continuidade a minha singela homenagem a nossa estupendo capital federal. Porque vamos ser sincero, ELA MERECE:


"QUEM AMA BRASILIA?

"Quando morava em Goiânia, em determinada época, direto ia a Brasília, passei inclusive um Carnaval lá, no eixão, em outra ocasião quase me mudei para a capital federal, digo isto apenas para demonstrar que conheço a cidade o suficiente para chegar onde quero, o de que Brasília é um lugar, uma cidade horrível, em todos os sentidos que se possa imaginar, diga se de passagem, e quando falo horrível é para preencher todos os outros adjectivos vulgar que poderia falar. Eu sempre falo pior do que São Paulo só Brasília.

No entanto não é para dizer que Brasília é horrível, que vos escrevo, a situação é mais complexa, mesmo porque por mais horrível que seja um lugar (como comentei esta semana no 'post' comunidade feliz) ainda assim podemos amar, nos orgulhar deste lugar, é assim: se temos um bom emprego, profissão, se temos uma família maravilhosa etc e tal, então sim, podemos amar a cidade por pior que ela seja, isto tudo é verdade, mais como tudo na vida Brasília é a única exceção neste caso, pois é simplesmente impossível se amar Brasília, é impossível acreditar em alguém que diz se orgulhar de ser brasiliense, independente de ter nascido ou não na cidade, é ainda impossível alguém dizer que é apaixonado por Brasília. Meus amigos o lugar é mesmo repugnante.

Na madrugada de quinta-feira, o nosso Senado Federal aprovou na surdina, na calada da noite, digo da madrugada a Proposta de Emenda Constitucional que amplia o número de vereadores com um acréscimo de mais de 7 mil novos parlamentares, parlamentares?, embora a Câmara dos Deputados tenha vetado provisoriamente, o Senado recorreu no mesmo dia ao STF, para fazer valer este absurdo. É certo que esta não foi a primeira, e com certeza nem será a última vez que vimos tamanho escárnio vindo de Brasília, é certo também que os moradores a maioria sequer sabe do que acontece diariamente na praça dos 3 poderes, é certo que eles não tem culpa, no entanto e portanto, em Brasília prolifera uma podridão humana tão grande, que é praticamente impossível tornar-se alheio.

Vamos ao que interessa a podridão é real, embora seja de uma minoria, mais é ela que manda, que decide, que nos representa, que representa todo um país, isto que dizer que está podridão atinge a honra de todos os moradores de Brasília direta e indiretamente, ou seja quem tem coragem de se orgulhar de um lugar podre, fedido, nojento, quem teria coragem de dizer que ama Brasília?

Todos os moradores de Brasília tem a obrigação moral de se envergonhar da cidade, ou melhor ninguém tem sequer direito de se orgulhar de ser brasiliense, e não é vergonha sentir vergonha de ser brasiliense. ao negar a cidade, a pessoa está na verdade combatendo a corrupção o apadrinhamento a nojeira da politica brasileira. O brasiliense tem que honra , em primeiro lugar, a si mesmo, e o primeiro passo é sentir vergonha, nojo de uma cidade de politica, de políticos tão podre.

Para aqueles que ama a cidade, que se orgulha de ser brasiliense, para estes eu desejo profundamente "pêsames" e um horrível 2009. A indiferença neste caso é sinonimo de podridão.

É provável que apareça um herói, para gritar bem forte 'eu amo Brasília , e daí', com certeza estará no seu direito, direito irrefutável de ser um parvo.

Na Grécia, por causa do assassinato de um único jovem, o país se transformou num caos, querem derrubar o governo, aqui - os políticos - assassinam nossa honra todos os dias e ninguém faz nada."

CONTINUA AMANHA