quinta-feira, 18 de março de 2010

A PERSONALIDADE E SEUS VALORES

Segundo a filosofia "Valores são atributos das coisas apreciadas pela personalidade. São qualidades dos seres ou dos objetos, relacionados com a vida espiritual do homem. São valores a beleza, a justiça, a verdade, a elegância, a bondade, a utilidade etc. Eles podem ser realizados através do trabalho criador da personalidade, em certas objectivações culturais. Essas formas objetivas da cultura constituem os bens. Os valores, porém, não se realizam unicamente nas obras impessoais da cultura, mas também na vida interior das próprias pessoas que os apreciam. Assim, se podemos classificar os bens culturais, de acordo com os valores realizados, podemos, do mesmo modo, classificar os 'tipos de personalidades', de acordo com os valores que orientam a vida espiritual do homem".



Segundo o filosofo e pedagogo alemão, nascido em 1882 EDUARD SPRANGER , "os valores se distribuem em seis categorias fundamentais: valores intelectuais, valores estéticos, valores utilitários, valores morais, valores politico e valores religiosos. São bens culturais correspondentes a esses valores a ciência, a arte, a economia, a sociedade, o Estado e a religião. Do predomínio de um desses valores no espírito humano, resultam os seguintes tipos de personalidade ou 'formas de vida': o homem teórico, o homem estético, o homem económico, o homem social, o homem politico e o homem religioso"..



Pois bem é dentro deste contexto que pretendo analisar, pelos próximos dias a tal da PERSONALIDADE HUMANA E SEUS VALORES.



SEGUE AMANHA