terça-feira, 8 de setembro de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS

- O que é necessário para desqualificar o homem como um todo: ser um louco deprimido ou um debochado metido a gênio? - Para desqualificar o homem e suas virtudes, basta apenas que seja sensato, e exageradamente honesto consigo mesmo.

- Por que as pessoas se esquivam tanto do seu direito de criticar, debochar uma unanimidade? - Não é exatamente que se esquivam, é que são covardes, tem receio de sua critica despertar nas pessoas um repudio, um tipo de repudio contra si mesmo. Criticar uma unanimidade é coisa para quem tem coragem, atitude e uma inabalável obsessão pela razão.

- Por que é mais comodo amar o próximo proclamando em voz alta, do que em nossos pensamentos? - O pensamento só diz respeito a nós mesmo, ninguém invade os nossos pensamentos, fazemos dele nosso refugio contra os costumes, pois geralmente a moral só se justifica pela atitude nunca por pensamento. Ao falarmos que amamos o próximo, estamos indo contra o nosso próprio sentimento, em compensação estamos agradando a humanidade, e por tabela forçando a mesma a ter que retribuir este amor.

- Qual a maneira mais rápida,. para despertar o desprezo, ódio da humanidade? - Faça o óbvio, fale com convicção da podridão incontestável do ser humano.