quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O INDIVIDUO BRASILEIRO

Há homens que sonham e realizam, outros lutam e vencem, outros fracassam, levanta e cabeça e começam de novo, há também fénix humana, pessoa que sempre e sempre renascem das cinzas, algumas persistem, persistem, persistem não param nunca, outras já nascem bem financeiramente, e por fim há aqueles, que por sorte ou oportunismo, demoram, no fim predomina o continuismo do homem comum, aquele sujeito, que é apenas um individuo, e para ele isto basta.

E o individuo brasileiro?

O homem brasileiro, o individuo brasileiro tem uma particularidade única, ele se caracteriza por ser uma pessoa como direi.... seria 'aproveitador' a expressão certa... não sei, vamos em frente e ver no que vai dar.


O individuo brasileiro, é sobretudo o "aproveitador", ou seja um ser que sabe como nenhum outro tirar proveito indevido ou exagerado de algo que seja. Nós, brasileiros, tiramos proveito em tudo, nós aproveitamos da justiça, nós aproveitamos dos candidatos nas eleições, nos aproveitamos do paternalismo indecoroso das instituições publicas, aproveitamos da Lei Rouanet para os mais descabidos fins, nos aproveitamos da midia, nos aproveitamos envergonhadamente até da profissão de um parente próximo, lembrar aquela máxima: sabe com quem está falando? nós aproveitamos até de nossa ignorância, de nosso analfabetismo, de nossa cor africana e de nossa pobreza institucional, nós nos aproveitamos também do abatimento fiscal, tudo é motivo para tirar uma casquinha, para se dá bem, para vencer, para se sobrepor, para justificar nossa falta de carater, de dignidade , de profissionalismo e de intelectualidade. No final podemos definir o individuo brasileiro como sendo o USURPADOR no sentido mais astuciosos do termo.

ISTO SIM, É BRASIL.