quarta-feira, 1 de julho de 2009

COMO SE DEFINE UM GENIO

Em um mundo em que todos querem ser o melhor, almeja ser o melhor, é difícil definir o que seja genio. No entanto por outro lado, fugindo do predominante reinante, é plausível afirmar que genio é muito mais do que ensina os nossos dicionários, assim sendo genio é todo aquele que está acima do humano, não por acaso, muitos dos santos da igreja católica , foram genio, eram genio, como S. Paulo, e o maior de todos S. Tomás de Aquino, entre outros, não que eles sejam uma espécie de Ets, ou coisa do genero, e sim fora do normal, com uma inteligência capaz de se sobressair sobre a normalidade do humano. Há na verdade todas as espécies de genialidade, tanto para o bem como para o mal, e com o advento da midia, tem surgido uma nova espécie de genio.... nisto pretendo comentar amanha.....

E é por está acima do humano, que muitos são confundidos como doentes mentais, loucos, de certa forma isto não chega a ser de todo um exagero, uma vez, que a genialidade de um genio faz de si mesmo um ser incompreensível num primeiro instante, mas que, com o passar do tempo tudo tende a se ajustar, uma vez que não existem nada mais inteligente no homem do que ter a capacidade de admirar a obrar de um genio. E o contrário é desolador, pois qual a justificativa de se viver, sem se ter a capacidade de distinguir o medíocre do magistral.

Houve um tempo não muito distante que a intelectualidade de um homem era digna de morrer em uma fogueira, se achavam então, que estes, estavam tentando abolir a então verdade incontestável. Hoje se sabe que graças a estes genios, da ousadia destes seres, nós somos mais consciente sobre a nossa própria natureza, humana.

Todos nascem com capacidade, qualquer um inicialmente pode se tornar em alguém fora do comum, o problema é que 99,99% das pessoas se acham incapaz de conseguir qualquer outro tipo de proeza que não seja o de se contentar com a mediocridade de sua própria vida. Genio é todo aquele que não se satisfaz com a perfeição, é todo aquele que não se contenta com a verdade reinante, pois ele quer proclamar sua própria verdade, mesmo que para isto tenha que correr o calculado risco de ser confundido com um idiota. Genio é todo aquele que vive de desafiar a normalidade, é todo aquele que sempre ver errado, incompleto , onde todos ver a perfeição. Ser genio é não temer o ridículo perante a opinião desdenhosa, a sua convicção é o que importa. Não confundir obstinação com genialidade, obstinação é sinonimo de teimosia que é de fanatismo que é...

Todos as épocas foram frutíferas em genialidade humana, embora, a atual indica que estamos perdendo o conceito de genialidade, a um guerra contra os verdadeiros genios e isto é ruim , porque somos obrigados a perder um valioso tempo prestando atenção, ou mesmo admirando e abonando seres que na verdade são dignos de desprezo, mas por uma destas coisas chatas, mais que não vivemos sem, como a MIDIA, ousamos mesmo a endeusar seres providos de qualquer tipo de inteligência. Hoje é assim: Um idiota se destaca em uma novela, filme, livros de encomendas e...... pronto é suficiente para adquirir status de genio, mais que não passam de celebridades, PERAI, talvez, sejam genio mesmo, e porque não, genios ... de nossa própria incapacidade de distinguir o perfeito do risível.

Vai chegar um tempo que a figura do genio não existira, e por um singelo motivo, todos vão se sentir como tal, ou então o que dizer de uma geração que leva a sério qualquer coisa do tipo .... como é mesmo o nome.... não consigo lembrar.... Hoje nós estamos abrindo mão de nosso próprio tempo, em pró de acompanhar o tempo dos outros a vida desses, ou seja, pior do que o desaparecimento do genio, do que a morte da genialidade do genio, só mesmo o esfacelamento de nossa própria personalidade, carater, e por que não razão.. (Lembrei é o Twitter)

E o pior, provavelmente seja mesmo o que ocorreu com o M. Jackson, ao invés de se focar o desaparecimento de um genio, de seu legado, se preferiu comentar, exaustivamente sobre sua vida pessoal, sobre suas fraquezas... estamos nos consolidando de fato como a sociedade do medíocre.