segunda-feira, 1 de junho de 2009

XAMBIOÁ - DENTRO DO CONTEXTO NACIONAL

O texto a seguir foi distribuído em forma de panfleto, na cidade de XAMBIOA, norte do Estado do Tocantins, em Julho de 2006. Embora o texto seja uma referencia explicita sobre a politica na cidade, é ao mesmo tempo uma dura realidade na maioria dos municípios brasileiros, principalmente nos pequenos, que por sinal são a maioria esmagadora. Infelizmente esta forma de se fazer politica, esta em evidencia nacional, depois que o nosso presidente Lula resolveu salvar a pátria com seu famoso 'Bolsa-Tudo". Embora o panfleto tenha sido distribuído , na ocasião, de forma anonima, é de minha autoria. Bom vamos ao texto:

--------

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Xambioa vive hoje um estado de CEGUEIRA COLETIVA, onde - quase - todos acham que : O candidato bom é aquele filhinho de papai fazendeiro, candidato para vereador bom é aquele que chega em sua casa na véspera das eleições e paga sua conta de luz, água, candidato bom é aquele doutorzinho, que chega bate no seu ombro sorrindo e lhe paga uma caixa de cerveja, candidato bom é aquele que tem dinheiro suficiente para comprar o seu voto, candidato bom é aquele que chega e diz que 500 mil para gastar numa campanha. Todos estes são os candidatos bons, que ter surgido em nossa cidade nos últimos 18, 20 anos, e conseguetemente são justamente estes que tem administrado a nossa cidade, tanto para prefeito como para vereadores.

Xambioá vive hoje uma espécie de CEGUEIRA COLETIVA, onde boa parte da população fica rica nas véspera das eleições municipais: com dinheiro, comida, bebida e etc. Tudo de graça ou melhor graças ao seu titulo de eleitor. Infelizmente a farra dura pouco, porque nos 4 anos seguintes após a eleição, a situação será de DESESPERO E RECLAMAÇÕES. Por que será?

Nós estamos esquecendo que vivemos em uma DEMOCRACIA e o VOTO, o ELEITOR, a ELEIÇÃO, o CANDIDATO, tudo isto são na verdade os alicerce da DEMOCRACIA. Portanto quando um candidato qualquer, bate na porta de um pai(mãe) de família com problemas financeiros, oferecendo dinheiro, para em troca ter seu voto, na verdade este candidato-qualquer não está apenas comprando o seu voto mais também está TIRANDO do ELEITOR um dos principais princípios da DEMOCRACIA que é justamente o Ato Absoluto e Supremo de Exercer a sua CIDADANIA. Ou seja o candidato que faz isto, que tem está forma de fazer politica, não é mas um candidato-qualquer, e sim um CANDIDATO-VAGABUNDO-IDIOTA-MEDÍOCRE. Precisamos antes de tudo voltar a ter DIGNIDADE, PERSONALIDADE, AMOR PRÓPRIO. Quando alguém recebe dinheiro, esmola, para votar em um candidato-qualquer, seja para prefeito ou vereador, na real este alguém não está apenas vendendo seu VOTO, está também, e principalmente VENDENDO A SUA HONRA.

Para um futuro melhor.....
---------
Na época da distribuição deste panfleto, eu havia acabado de chegar na cidade, depois de um longo e tenebroso inverno, e sinceramente nem percebi, que lá estava o homem que acabou com este estilo de se fazer politica, o cara é o atual prefeito da cidade, eleito e reeleito, é mau como um pica-pau, arrogante ao ponto de dizer um não para qualquer pedinte sem nenhum tipo de remorso, e é assim que deve ser,, e tem uma das maiores virtudes que um politico brasileiros deve ter, a eficiente arte de sempre e sempre dizer NÃO para a demagogia, para aquele que vem na figura de um prefeito, uma espécie de papai noel disponível o ano todo.Parabéns Xambioá, agora vocês tem o prefeito que merece. E espero do fundo do meu coração, que com este descarrego de emprego que chegou na cidade, que a população passe de fato a trabalhar esquecendo um pouco dos salários-fantasmas da prefeitura, que outrora era que sustentava a cidade.