quinta-feira, 28 de maio de 2009

GUERRILHA DO ARAGUAIA - Parte VII

2 perguntas sobre a Guerrilha....

- Quando se fala em Guerrilha do Araguaia, o lado politico vem sempre a reboque de uma questão que o lado 'humano' é desprezado fazendo com que o que era para ser considerado uma verdadeira epopeia nacional, termine por ser considerada apenas 'uma aventura desastrosa de jovens comunistas e visionários', sendo que o resultado final, continua sendo a alienação do povo sobre o tema. Como mudar isso?

- Há um silencio muito grande em torno do tema Guerrilha do Araguaia, e não apenas no campo politico e militar, mais também da grande imprensa, e principalmente dos próprios sobreviventes. Seria vergonha pelo fator 'comunista' ou é apenas covardia em torno de sua própria história?


Aliás e a propósito o governo federal acaba de disponibilizar na Internet o portal Memórias Reveladas, do arquivo nacional, no seguinte endereço: www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br . Vale a visita, apesar de uma certa e exagerada dose de timidez, é o tal do 'confidencial', ainda falta muito para que se saiba a verdade, mais é sempre bom ficar atento, vai que o governo coloque algo de interessante, sem aviso prévio, estamos nesta expectativa a décadas, não é mesmo?