terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ONDE ESTÁ O AMOR?

Falar de amor em tempos de cólera, é complicado, é chato e o pior é piegas, mais é irresistível. O amor é aquela palavra que todos gostam de ouvir, mais poucos tem coragem de pronunciar, por acharem brega, ridícula e por aí afora. Frases como: eu te amo: você me ama?: eu amo você!: ou coisa assim está cada vez mais difícil de se presenciar, a não ser lógico entre quatro paredes, porque publicamente é difícil de se ver, embora nada impede que possamos admitir o amor como parte de nossas vidas.

Tudo isto pode ser inverossímil numa sociedade cada vez mais solitária e individualista, onde todos tem um único objetivo: a busca desenfreada pela perfeição, pouco importa o que temos que passar para chegar a este objetivo. Perfeição neste caso é sinonimo de riqueza, de eterna juventude, de uma boa saúde, de uma felicidade longa e de todas aquelas coisas que almejamos todas as manhas. E com isto nos afastamos cada vez mais das coisas do amor, onde tudo poderia ser aceito de uma forma bem mais civilizada, e sem grandes decepções.

Amar não é condição para se ser feliz, isto é verdade, é apenas uma forma tranquila de se viver, sem maiores expectativas. Quem leva a vida pela ótica do amor não terá garantias de ter uma vida feliz isto também é verdade, mais com certeza terá uma vida sem arrependimentos. O que significa a frase 'amar o próximo'?, longe de qualquer concepção religiosa, amar o próximo é cumprimentar as pessoas, é ser educado no decorrer do dia, é prestar atenção quando alguém fala com você, é dar atenção especial a quem você acha que ama, é ouvir atentamente quando falam com você, isto é amar o próximo, pois se nós somos incapazes de enxergar o amor nestes pequenos detalhes, como vamos querer que alguém nos ame. O maior problema da humanidade é achar que todos são dignos de ser amado, de se amar, o amor é muito mais um estilo de vida do que um mero sentimento. O amor tem que ser ensinado e praticado. As famílias que não ensina o amor aos seus filhos, desde o momento em que nascem, viverão eternamente sobre o signo da indiferença. Amor é respeitar o pensamento alheio, amigo , amizade não são sinonimo de amor, porque se você não respeito fielmente seu amigo como pode pensar em afeição. O que muita gente pensa ser o amor, é apenas, o exercer do poder sobre o outro, e principalmente, é a força indisfarçável de nosso ego. Ninguém sofre por amor, o nosso sofrimento é tão somente fruto de nosso egoísmo exarcebado.

Chega por hoje, e assim eu estou dando fim a minha cota anual de pagação de mico.